Ela voltou. Imponente e carregada de significados, a cruz do Monte da Fé foi reerguida e pode ser novamente visualizada pelos moradores e visitantes da cidade, dos mais variados ângulos.
No entanto, a reconstrução do local ainda não foi finalizada. O espaço ainda vai receber uma revitalização necessária devido à queda da antiga estrutura, além de melhorias na iluminação, com um projeto que pretende trazer ainda mais visibilidade para o ponto turístico durante a noite.
Mais detalhes sobre o ponto
Segundo informações disponibilizadas pela Administração, a primeira fase do projeto foi de construção do pedestal da cruz. “Diferente da anterior, a nova base foi feita com concreto armado, o que traz mais estabilidade para a estrutura”, informou a prefeitura.
No momento está acontecendo a estruturação metálica do corpo da cruz, sendo feita a ligação, vedação e montagem das chapas, contando com o auxílio de maquinário. “Mantendo os 30 metros de altura, a cruz vai contar com chapas metálicas lisas no revestimento, o que garante um design mais moderno”, detalhou.
Prefeito comenta sobre
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, relembra o trabalho para colocar a cruz de pé novamente, destacando a felicidade da prefeitura em efetivar a obra. “Estamos nos esforçando pela reconstrução da cruz desde que ela tombou, no ano passado, pois sabemos da sua importância cultural e simbólica para nossa cidade. Depois de alguns meses de projeto e execução, é uma alegria e um alívio poder devolver ao município uma de suas marcas mais importantes”, salientou.
No total, foram investidos R$378.734,88 nas duas fases da intervenção.