Quase meio milhão é investido na construção de muros de gabiões em três localidades de Riozinho

Equipe trabalha no primeiro muro, na rua Independência, Centro da cidade (Foto: Melissa Costa)

Riozinho – Visando proteção em encostas e na segurança cada vez maior da comunidade, a Prefeitura de Riozinho está investindo o valor de quase R$ 500 mil para a construção de muros de gabiões em três localidades. O muro de gabião é uma estrutura composta por pedras empilhadas em gaiolas, que se parecem com cestos, de arame galvanizado e revestido de PVC e que visam a contenção de barragens e drenagem de água.

 

O primeiro trabalho foi realizado na rua Independência, às margens do campo de futebol, na área central de Riozinho. O segundo a ser executado, cuja obra já está em andamento, é em Alto Riozinho, próximo da divisa com a localidade de São Roque. A última construção será às margens da RS-239, junto da ciclovia, perto do novo pórtico de entrada da cidade – recém inaugurado.

O arquiteto Cássio Wilborn ressalta que os pontos foram estudados e necessitavam das intervenções o quanto antes. “Essa contenção é muito importante e tem por objetivo conter desmoronamentos e trazer mais segurança nas estradas principalmente em pontos próximos de barranco e margens de rio”, disse ele, que tem acompanhado os projetos e também a execução do trabalho, que está sendo feito por uma empresa de fora e especializada na construção dos muros de gabiões.

 

Busca por liberação de recursos

O prefeito Marquinhos Pretto , em entrevista ao Repercussão, detalhou as etapas da obra, cujo valor total é de R$ 446.782,35. “Na Independência, que dá acesso ao interior, estava ocorrendo desmoronamentos. A rua foi asfaltada e, por consequência, houve aumento no trânsito e de transportes com peso, fazendo com que ela viesse a desmoronar. A gestão anterior já havia se mobilizado e nós, quando assumimos, fomos atrás de verba, de liberação de recurso”, conta Marquinhos.