Quase 200 alunos são atendidos no contraturno em Emef de Parobé

Parobé – O município inaugurou sua primeira escola da rede municipal com contraturno. Desde segunda-feira (23), 180 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Dornelles Vargas são atendidos na nova modalidade.

Com isso, esses alunos ficam na instituição até as 17 horas. Além do currículo no turno de aula, eles recebem almoço, participam de um momento de descanso e no outro turno participam de oficinas de letramento em Língua Portuguesa e Matemática e jogos de raciocínio, tudo visando a qualificação do ensino e desempenho dos estudantes. O contraturno é direcionado para as turmas de 3º ao 5º ano, que serão atendidos nesta modalidade duas vezes por semana, pela manhã e a tarde (no turno contrário ao de aula).

A secretária de Educação, Joana D’arc Wittmann, ressalta que o projeto se apresenta com o objetivo de ampliar tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, contribuindo na formação integral dos alunos. “Nós temos um programa de educação integral, que iniciou com a inauguração do Instituto Quero Quero, que atende crianças de todas as escolas, tem vários critérios, e hoje atendemos 530 crianças. Agora, temos a primeira escola da rede municipal que recebe um braço do instituto, do programa de contraturno”, conta.

“Eixo forte da Administração”

A secretária de Educação pontua os esforços da gestão do prefeito Diego Picucha em ampliar cada vez mais a educação integral. “A Administração tem em um dos eixos mais fortes da educação de Parobé, a educação integral, por tudo que ela dá aos alunos, em termos de aprendizagem, de vivências, de linguagens. Começamos agora a estender, descentralizar as atividades do instituto, e iniciamos pela implantação na primeira escola. E a nossa expectativa é a melhor com o início deste projeto na Getúlio”, destaca a secretária Joana.

PROFESSOR RECEBE HOMENAGEM DA ESCOLA

O espaço do contraturno da Emef Getúlio Vargas recebe o nome de Espaço Vagner Reis, uma homenagem ao saudoso professor e diretor que esteve por algum tempo à frente da escola, e que também defendia a permanência dos estudantes em projetos da instituição. Vagner faleceu há cerca de cinco anos, morava em Parobé e, além da paixão por lecionar e cuidar dos alunos, também era conhecido pelo amor ao tradicionalismo. A inauguração contou com a presença emocionante da sua família, que ainda reside no município parobeense.

Formar bons cidadãos

O prefeito Diego Picucha destaca a importância da educação integral para a formação dos estudantes. “Sabemos que uma educação de qualidade e integral é a base para formar bons cidadãos. Por isso, temos trabalhado para proporcionar aos nossos alunos atividades de contraturno escolar, com o objetivo de ampliar o tempo de ensino por meio de atividades voltadas para conhecimentos e desenvolvimento de habilidades”, ressalta.

AJUDAR NO ENSINO DOS ALUNOS

A coordenadora e professora do projeto do contraturno da Emef Getúlio Vargas, Cristiane Nogueira, está feliz com a novidade na instituição e acredita em importantes resultados a longo prazo. “Estamos muito felizes, esse projeto para nós é uma grande conquista. Porque vai ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, ele entra como uma espécie de reforço escolar, a gente vai trabalhar de forma lúdica, com jogos, e com atividades que desenvolvam a aprendizagem e o raciocínio lógico”, conclui.