Quantidade de lixo jogada em terrenos baldios preocupa a Administração Municipal de Taquara

Foto: Cleusa Silva/ PMT

Por Cleusa Silva/PMT

Taquara – Mesmo com a regularidade dos serviços de coleta de lixo e do recolhimento de podas, a quantidade de lixo encontrado jogado em via pública e terrenos baldios tem preocupado a Administração Municipal de Taquara. Essa prática de alguns taquarenses, além de ser nociva a saúde, também é passível de multa e outras penalidades, previstas por lei.

Para amenizar o problema de descarte irregular de lixo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, está realizando mutirões de limpeza em diversos bairros do município, recolhendo móveis velhos, pedaços de madeira, entulhos de construção, entre outros resíduos sólidos que são abandonados irregularmente.

Na semana passada, uma equipe do Instituto Vitória, parceiro da Administração Municipal na limpeza de ruas e outros serviços de manutenção, esteve na rua Francisco Emílio Müller, no bairro Jardim do Prado, e recolheu uma infinidade de material sólido, como sofás, pias, armários, restos de construção e pedaços de madeira, além de realizar a roçada dos terrenos que estavam com mato alto.

Após a limpeza da via pública, a Secretaria de Meio Ambiente instalou uma placa na entrada da rua, alertando a comunidade que é proibido jogar lixo em toda a sua extensão, visando evitar problemas maiores, como a proliferação de insetos, roedores e outros animais peçonhentos. E informando que o descarte irregular de lixo está sujeito a multa, conforme a Lei Municipal nº 3.205/2004.

Quem quiser denunciar algum descarte irregular de lixo, ou precisar de mais esclarecimentos referente a forma correta de fazer o descarte de móveis em desuso, restos de entulho ou outros resíduos sólidos, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na rua Dr. Edmundo Saft, nº 2926, bairro Centro, ou pelo telefone (51) 3541-9235.