Proposta busca tornar obrigatório exame toxicológico negativo para ingresso em cargo público em Parobé

O vereador Alex Luiz de Souza, ou Alex Bora, do PR, apresentou em sessão plenária do dia 23 de abril a proposta de Lei nº 042, que busca tornar obrigatório o resultado negativo em exame toxicológico para ingresso em cargo público na cidade de Parobé. Para o vereador, a medida busca tornar o atendimento à comunidade mais eficiente. Em mensagem enviada junto ao projeto de Lei, o vereador justifica seu pedido.
“O presente Projeto de Lei visa moralizar a prestação de serviços públicos e qualificar o atendimento à comunidade, visto que pretende tornar mais rigorosos os requisitos para o ingresso em cargo público” diz o projeto. Para Bora, esta medida se aplicaria para os cargos na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, além de buscar desencorajar o uso de entorpecentes pelos funcionários públicos.
O exame toxicológico negativo já é obrigatório em concursos para motoristas de caminhão, por exemplo, e também para cargos na Polícia Civil, Militar e Federal. Ele leva esse nome porque consegue identificar o consumo de drogas dos últimos 90 até 180 dias. Na relação entre exame toxicológico e cargos públicos, ele seria necessário porque reduz a possibilidade de que funcionários públicos tenham qualquer contato com atividades ilícitas que possam oferecer riscos ao seu dia a dia de trabalho.

Proposta entrou como projeto sugestivo ao prefeito municipal, e agora está em análise

A proposta entrou como projeto sugestivo ao prefeito municipal e agora está em análise pelas comissões, aguardando aprovação. Segundo Bora, a inspiração para a proposta veio do Deputado Giovani Cherini (PR), que apresentou em fevereiro deste ano, a PL 543/2019, que prevê exame toxicológico negativo também para estudantes que estão matriculados em instituições públicas de ensino.

Como isso afeta o concurseiro?

Texto: Gabriela Cardoso

Fotos: Divulgação