Projeto Meninas Cidadãs encerra mais um ano de atividades em Taquara

Foto: Magda Rabie

Taquara – Sejam sempre uma mulher que ajuda outra mulher”, externou a psicóloga dra. Karla Rafaela Haack, orientadora do Projeto Meninas Cidadãs, durante o encerramento realizado na última quinta-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, instituição de ensino pioneira a receber o projeto no Município.

 

Mesmo num ano atípico, onde o mundo foi surpreendido por uma pandemia, advinda pelo novo coronavírus (COVID-19), o Projeto Meninas Cidadãs, que tem como principal propósito formar cidadãos e cidadãs comprometidos com o combate à discriminação e responsáveis com a coletividade, não extinguiu seus encontros, e, de forma on line, acompanhou meninas de diversos bairros taquarenses. Este ano não foi fácil, pois tivemos que passar o Menina Cidadãs do presencial para o on line e algumas meninas não puderam participar”, explica a psicóloga.

Desde que o programa iniciou, em 2017, cerca de 140 alunas das EMEFs Dr. Alípio Alfredo Sperb, Lauro Hampe Muller, Getúlio Vargas, João Martins Nunes, Colégio Theóphilo Sauer, Júlio Maurer e Emílio Leichtveis já participaram da iniciativa. “Comecei em 2017 num trabalho voluntário na escola Getúlio, e desde lá, acompanho – hoje junto a outras psicólogas – meninas que foram descobrindo o seu valor, os seus direitos”, complementa, deixando uma mensagem. “Nunca esqueçam daquela palavrinha difícil que se chama sororidade e sempre que possível coloquem ela em prática. Jamais desistam do sonho de vocês, porque o poder está justamente na capacidade de superar desafios, obstáculos e vocês tem a força necessária”, salienta.

Idealizadora do Projeto Meninas Cidadãs, a professora Mônica Faccio, destacou sua gratidão. “Aprendemos o que não podemos aceitar e que ser cidadã é se responsabilizar pela gente, mas também pelas outras pessoas, aquela palavrinha que vocês tanto falavam, a tal da sororidade. Sou muito orgulhosa de ser coordenadora deste projeto, ser a proponente do projeto de lei na Câmara de Vereadores”, comenta Mônica.

O Projeto Meninas Cidadãs é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes sendo instituído, em Taquara, pela Lei Municipal nº 6.187, em 16 de abril de 2019. Em seu encerramento, contou com as presenças das Meninas Cidadãs, Débora Vargas, Mirele Farias, Ana Caroline Gross dos Santos, Yang Fernanda Alvez Souza e Milena Teixeira de Freitas; da equipe da EMEF Getúlio Vargas Rita de Cássia Heidrich (diretora), Carina Policarpo (vice-diretora) e Evandro Soares (supervisor); da coordenadora do projeto, Mônica Faccio; das psicólogas Karla Rafaela Haack, Daiana da Silva de Lisboa e Marilaine da Silva; das estagiárias de Psicologia, Jenyfer Martins e Nathalia Kleinkauf e da fotógrafa Krishna Santos da Silva.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Taquara