Projeto interdisciplinar à distância movimenta escola de Igrejinha

Professora Letícia foi idealizadora do projeto | Foto: ACS Secretaria de Estado da Educação do RS

Por Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Educação do RS

Estado/Igrejinha – As disciplinas de história, biologia, filosofia, sociologia e artes do 3º ano do Ensino Médio se fundiram em uma só na escola Berthalina Kirsch, de Igrejinha (2ª Coordenadoria Regional de Educação). O projeto “Da criação ao uso: adaptações e processos do ser humano” mostrou que é possível desenvolver um trabalho inédito com estudantes, mesmo que à distância, com a utilização de recursos digitais.

 

Os alunos, comandados pela idealizadora do projeto, a professora Letícia Passos, fizeram uso das ferramentas do Google Classroom para desenvolver seus trabalhos. Com isso, eles apresentaram poemas (exemplo abaixo), vídeos, apresentações multimídia e artigos que trataram sobre o tema “Flagelo mundial: a realidade social e os desafios para o século XXI”. O grupo de alunos e professores utilizou a plataforma Google Meet para as reuniões e também para a apresentação, que ocorreu online, com a participação de avaliadores.

 

Embora repleto de curiosidades, assuntos como o criacionismo e o evolucionismo podem se tornar maçantes para passar aos alunos em formato de texto, por isso, a professora Letícia avaliou positivamente o resultado desse trabalho inovador na sua escola. “Os alunos não deixaram a distância abalar na qualidade do conteúdo apresentado. Eles foram desafiados a realizarem conexões com esse tema proposto, usando e retomando seus interesses, que talvez tenham se perdido devido às aulas remotas”, explicou.

Temas como racismo, feminismo, consumismo, entre outros, foram escolhidos pelos 50 alunos para serem retratados como os principais desafios do século XXI na visão deles. As produções podem ser conferidas na página do Facebook da escola.

 

Poema:

A hierarquia Branco/Preto

Seja de uma explosão ou um ser divino,
de um macaco aquático até um designer inteligente
Nem o mais vidente previa
Que sua cor ao nascer mudaria seu destino
Ladrão ou presidente
Arco e flecha ou infantaria

Espelhos por ouro
Descobrimento ou invasão
Assassinos e estupradores ou
Colonizadores com boa intenção
Aqueles que mancharam o solo que pisamos
Com um sangue de quem lutou

Uma tradição que pela história seguia
preto ou branco
condomínio ou periferia
Algo que combatemos com afinco
Mas que não vemos evolução
Cuja maior arma é a sabedoria

Basquiat: artista ou vândalo
Expressionismo ou dramatização
A luta não é só pelos que morreram
Mas também pelos que virão
Para que a igualdade
Passe a ser unanimidade