Definitivamente, não é só pela cuca que Rolante é nacionalmente conhecida.
Um movimento recente para inserir o Bitcoin nos comércios, elevou o município ao posto de capital nacional da moeda, ficando à frente da cidade de Jericoacoara, no Ceará. Atualmente, são 127 estabelecimentos credenciados através do projeto “Bitcoin é aqui”, liderado pelo investidor Ricardo e sua esposa Camila.
A ideia surgiu na cidade de uma forma orgânica, a partir de uma reunião realizada na Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária (ACISA). “Eu criei um e-book e mostrei para um deles, que gostou tanto do material que decidiu apresentá-lo, em forma de palestra, para a ACISA da cidade. Abrimos 50 vagas e muitas pessoas ficaram de fora, devido à grande procura por informações sérias sobre como funciona a rede do bitcoin”, relembra Ricardo.
Além do título nacional, segundo Ricardo, a cidade também é reconhecida pelo site btcmap.org como uma das maiores comunidades do mundo a utilizar a moeda como forma de pagamento, de acordo com critérios estabelecidos pela plataforma.
Mas afinal, o que é bitcoin?
Questionado sobre o conceito de Bitcoin, Ricardo explica de uma forma didática, que assim como o PIX, a moeda é forma de dinheiro digital. “O bitcoin também é [dinheiro digital]. Indicando que a era do dinheiro físico está chegando ao fim. A grande diferença reside no fato de que, no caso da moeda fiduciária (dinheiro controlado pelo Banco Central), a emissão depende exclusivamente dos políticos. Se eles quiserem, imprimem mais. Se gastarem excessivamente (de forma descontrolada), basta imprimir mais. Isso causa inflação, afinal, quanto maior a quantidade de um produto no mercado, menor o seu preço, e o dinheiro é simplesmente mais um desses produtos”, contextualiza.
Primeiro no país
Um dos locais que aceita Bitcoin como forma de pagamento na cidade é a Fundação Hospitalar de Rolante (FHR). Com a implantação, a casa de saúde se tornou a primeira no País a aderir à moeda. Além do FHR, também é possível tomar um café, pular de asa-delta e até comprar uma cuca pagando em Bitcoin.
O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado pelo site bitcoineaqui.com.br.