Projeto de lei prevê proibição de canudos de plástico em Igrejinha

Beautiful of colorful striped drinking straw abstact background.

Igrejinha – Recentemente, um projeto de lei de autoria do vereador Dirceu Linden Junior (PSD) foi apresentado na Câmara de Vereadores de Igrejinha e avalia a proibição do fornecimento de canudos plásticos em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos comerciais da cidade. A proposta é que sejam substituídos os canudos de material plástico, por matérias-primas biodegradáveis, que não tenham um impacto tão grande no meio ambiente.

Segundo o autor da proposta “os canudos plásticos levam um minuto para serem fabricados, ficam em uso por 5-15 minutos e depois vão levar 100-200 anos para se decompor”. O objetivo do projeto é muito mais educativo do que punitivo e visa buscar alternativas à “cultura do plástico” tão presente no nosso dia-a-dia. Existem diversas alternativas de materiais que podem substituir o plástico e com um impacto ambiental infinitamente menor.

A proposta está sendo analisada pelas comissões e, se aprovada na Câmara, segue para sanção do prefeito. A ideia é que os estabelecimentos tenham até 180 dias para regulam a partir da publicação da lei e a multa estabelecida para quem descumpri-la é de aproximadamente R$ 200,00. A proposta, além de ser uma tendência mundial, segue uma preocupação cada vez maior da região, que já teve projetos de proibição dos canudos plásticos aprovados em várias cidades vizinhas como Taquara, Três Coroas e Gramado.