Projeto de horta comunitária beneficia famílias carentes de loteamento taquarense

Preparo da terra e cultivo é responsabilidade do aposentado Pica-Pau Fotos: Lilian Moraes

Ele aliou o desejo de ajudar o próximo à paixão pelo cultivo de verduras e legumes. É dessa forma que o senhor Alderino Aires da Silva, de 58 anos, esbanja boa vontade ao cuidar de um terreno que antes era abandonado, foi transformado em uma horta comunitária que beneficia moradores do loteamento Eldorado/Tito de Taquara.

Pica-Pau, como é conhecido no bairro, conta como o projeto iniciou. “Eu me aposentei. Aí falei com a Carmen [presidente da Associação dos Moradores] para fazer a horta aqui. Ela aceitou e deu um jeito de arrumar uma retroescavadeira para retirar o lixo e entulho que tinha no terreno. Depois disso, veio o trator preparar a terra e eu comecei a fazer os canteiros”, relembra o aposentado.

Hortas estão repletas de verduras
se desenvolvendo

Mesmo sendo o único morador que faz o trabalho de manuseio e colheita dos alimentos, Pica-Pau conta que os afazeres na horta servem como uma distração e, ao mesmo tempo, fica feliz em poder ajudar. “Estamos firmes e fortes. Preparando e plantando. E vamos continuar, se Deus quiser”, disse, se referindo ao desejo de continuar desenvolvendo o projeto. “Esse terreno estava perdido. Só recebia lixo. Agora arrumamos uma utilidade e vai ser bom para o colégio, para a creche que vai abrir aqui. Assim tem uma verdura para as crianças”, finaliza.
Os alimentos colhidos no terreno são entregues para as famílias carentes do loteamento.

Um trabalho que dá certo

Alderino Aires da Silva, de 58 anos, responsável pela horta.
“Aqui, conforme nós vamos colhendo, já temos as mudinhas prontas para plantar novamente. Assim que nós vamos fazendo. Nunca fica sem nada plantado. Adubamos bem a terra também, mas eu só entro com o serviço. A Carmen que arruma as sementes e o adubo para as sementes”.

Carmelinda Fontoura, presidente da Associação de Moradores do Loteamento Eldorado/Tito. “Isso só é possível devido a grande dedicação do seu Pica-Pau. Ele realmente se envolve e ama o trabalho que faz lá. Com certeza, é o melhor lugar do dia quando eu vou lá. É muito bom. É uma satisfação muito grande poder estar com ele lá durante a semana”.

Presidente com a palavra e projeção

A presidente da Associação de Moradores exalta a dedicação do aposentado com a horta e afirma que a execução do projeto só é possível graças a ele. “Ele é um morador muito responsável. Querido. Uma pessoa abençoada, que realmente abraçou a ideia e ajudou a tornar aquele lugar, um local limpo, bonito e sustentável. A nossa escola, a creche e a comunidade mais carente vai poder receber um alimento saudável, mas isso só é possível devido a grande dedicação dele”, destaca a presidente.
De acordo com o idoso, está sendo trabalhada a ideia de desenvolver um projeto semelhante no bairro Santa Maria. “Estamos arrumando um outro espaço lá. Acho que no mês que vem nós vamos começar a arrumar. Fazer uns canteiros como estes aqui e começar a plantar, nesse mesmo formato de horta comunitária”, conta.
Alimentos como alface, repolho, milho verde, beterraba, rabanete, tempero verde, cenoura e diversos outros são plantados no espaço. Além de uma variedade de chás, que também são disponibilizados para a população. Conforme Pica-Pau, em breve o terreno deve receber também sementes de morango.