Projeto de cicloturismo vai melhorar rua Pinheiro Machado em Taquara

Rua Pinheiro Machado. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – A Prefeitura de Taquara está trabalhando em duas licitações com objetivo de fomentar o cicloturismo na cidade e na região. A primeira prevê a implantação de 22 placas informativas urbanas, 41 placas indicativas rurais e nove marcos indicativos no trajeto de cicloturismo “Caminhos da Serra Velha”, com investimento de R$ 107 mil. A segunda contempla a rua Pinheiro Machado, que será parte do trajeto, com a remoção e reassentamento dos paralelepípedos.

A rota de cicloturismo foi elaborada em parceria com a Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC) e explora as belezas naturais e aspectos históricos da cidade. O trajeto passa pela parte urbana, valorizando a arquitetura dos prédios, e por zonas rurais, remontando às estradas utilizadas pelos tropeiros e colonos que desenvolveram a região.

O certame para instalação das placas já foi realizado três vezes e não recebeu propostas A última licitação contou com três interessados, com propostas que serão conhecidas nesta quinta-feira (11). Já o edital para qualificação da Pinheiro Machado deve ser publicado ainda este mês. Os recursos utilizados são do programa Avançar no Turismo, do governo do Estado, com contrapartida de R$ 91 mil do município.

Potenciais da cidade
A prefeita Sirlei Silveira avalia que o turismo rural, impulsionado pelo ciclismo, é um potencial da cidade. “Estamos em fase de implantação da rota que passará por uma região linda e histórica de nosso município. Também estamos elaborando um levantamento dos potenciais turísticos para que os visitantes possam explorar todos os atrativos de Taquara, criando uma nova economia para os produtores rurais”.