Programação especial marca a Semana Municipal do Patrimônio

Por Lilian Mores

Rolante – Reconhecido por sua presença constante em atividades relacionadas à cultura no município, em parceria com o Departamento de Cultura, o Museu Histórico de Rolante (MHR), está promovendo essa semana mais um evento para enaltecer a história da cidade.

Dentro da programação proposta pelo Estado para comemorar o dia Estadual do Patrimônio Cultural, lembrado no dia 17 de agosto, Rolante está realizando a IV Semana Municipal do Patrimônio com o mote “Fragmentos da Nossa História“.

De acordo com Joyce Reis, diretora de cultura da cidade, o tema deste ano trata-se de um projeto do MHR que “consiste na produção e divulgação de uma série de vídeos abordando aspectos da história do município de Rolante e sua relação com o acervo da instituição museológica”, explica Joyce.
A responsável pelo departamento também pontua que o objetivo dessa programação consiste em desenvolver ações de educação patrimonial, concedendo oportunidades de construção de conhecimento, reconhecendo a história local e conscientizando a população sobre a importância da sua preservação.

Evento para valorizar a história

Cientes da importância do patrimônio na preservação das memórias, o departamento também destaca a relevância da realização do evento para o cenário cultural da cidade. “Promover um evento que valoriza e destaca a importância da preservação da história de uma comunidade promove a autoestima e fortalece a construção da identidade local”, ressalta Joyce.

A programação acontece até esta sexta-feira (21), com a divulgação de vídeos sobre a história de Rolante por meio do projeto “Fragmentos da Nossa História”, na página do Espaço Cultural de Rolante no Facebook.

Desafio on-line

Não poder promover os eventos de forma presencial também é um desafio que o Departamento de Cultura está precisando enfrentar. Joyce Reis fala sobre o momento. “Eventos on-line são a realidade possível no momento, estamos com uma proposta de manter o nosso calendário de atividades adaptando para esse formato on-line”, revela. “Esse evento presencial tinha um grande envolvimento da comunidade escolar, então nas atividades tínhamos a participação dos alunos das nossas escolas. Com a realização on-line temos uma visibilidade maior, uma possibilidade de chegar até a casa das pessoas, de envolver a comunidade na reflexão sobre o tema”, finaliza.

Dia estadual

Idealizado para acontecer dentro do contexto da pandemia, o dia Estadual Patrimônio Cultural foi realizado em 52 municípios do Rio Grande do Sul de forma virtual. Este ano, o tema proposto pela Secretaria da Cultura foi “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”, escolhido a partir da regulamentação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial, em âmbito estadual. A ação é uma promoção da Sedac, através do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).