Programa de Atendimento Psicológico Online é direcionado aos profissionais municipais da Educação de Taquara

Psicóloga Marilane da Silva é uma das profissionais que integram o programa

Por Prefeitura de Taquara

Taquara – Pensando no bem-estar dos trabalhadores da área educacional do Município, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Taquara criou o Programa de Atendimento Psicológico Online (PAPO), com o intuito de oferecer atendimento psicológico online gratuito a profissionais em sofrimento devido à pandemia do novo coronavírus. O atendimento é prestado seguindo as normas da resolução do Conselho Federal de Psicologia n.11/2018, ressaltando os cuidados com o código de ética dos psicólogos, preservando a identidade do paciente e o sigilo dos atendimentos.

O PAPO foi idealizado pelas profissionais de Psicologia do Programa Meninas Cidadãs, desenvolvido nas escolas do município pelas psicólogas Karla Rafaela Haack (CRP 07/20008), Daiana da Silva de Lisboa (CRP 07/25169) e Marilane da Silva (CRP 07/30861), com apoio da coordenadora de Políticas Públicas Educacionais, professora Mônica Facio, do secretário da SMECE, Antônio Edmar Teixeira de Holanda e do prefeito Tito Livio Jaeger Filho.

“O Programa de Atendimento Psicológico Online visa atender profissionais da educação (maiores de 18 anos) do município de Taquara, com queixa ou evento relacionado ao distanciamento social e isolamento decorrente da pandemia do novo coronavírus, auxiliando esses profissionais a enfrentarem esse momento atípico com maior conforto e saúde mental”, destaca Mônica.

Para participar, os interessados preenchem um questionário online como forma de inscrição, posteriormente a equipe de psicólogas entra em contato para o agendamento das sessões via os aplicativos whatsapp ou skype.

O acolhimento psicológico online consiste em duas sessões de escuta psicológica com duração entre 45 minutos e uma hora e meia cada; ou psicoterapia breve com quatro sessões de atendimento psicológico com duração média de 50 minutos. A intenção desse tipo de atendimento é que o psicólogo trabalhe com o cliente de forma objetiva e breve.

Uma das professoras atendidas pelo programa relatou: ¨Sobre o atendimento psicológico que realizei posso dizer que foi uma experiência muito boa, a qual me ajudou bastante. A psicóloga é muito atenciosa; consegui aliviar bastante a tensão nestas conversas, gostei muito e melhorei bastante mesmo. Uma pena que acabou, mesmo assim, fui encaminhada para um outro atendimento. Fiquei muito satisfeita e agradecida¨.