Programa Alfabetizando para Profissionalizar chega em Riozinho

Riozinho – Na tarde de segunda-feira (24), deu-se início ao Programa ALFA – Alfabetizando para Profissionalizar, em Riozinho.

Na presença do prefeito Marquinhos Pretto, do secretário de Educação, Cultura e Desporto Gilnei dos Santos, da secretária de Assistência Social e primeira-dama Liamara Pretto, vice-presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana Dilamar Gonzaga, e o supervisor de cursos Iúri Bertollo, os alunos foram recepcionados.
A Prefeitura de Riozinho, junto com o SENAR/RS, está oportunizando aos jovens e adultos do meio rural, analfabetos ou com baixa escolaridade, a participação no desenvolvimento de um programa de alfabetização/aprendizagens básicas, associada e precedente à qualificação profissional, com vistas à construção de um novo perfil de trabalhador rural, com melhores condições de responder às atuais exigências do mercado de trabalho agropecuário.
As aulas irão ocorrer três dias por semana, com uma turma iniciante de 14 alunos entre 58 e 78 anos.
O objetivo é promover:
• O resgate da autoestima, despertando os valores do trabalhador, como ser humano;
• O desenvolvimento de habilidade, atitudes e conhecimentos essenciais para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, como comunicação verbal e escrita, leitura e compreensão de textos, operações da matemática, direitos humanos, preservação ambiental, saúde e segurança do trabalho;
• O incentivo à organização de formas associativas de produção e prestação de serviços, utilizando o modelo cooperativo e de autogestão.
• A conscientização quanto à importância da capacitação e do aperfeiçoamento como fatores que promovem a elevação dos níveis de produtividade e competitividade, contribuindo para a geração e/ou aumento da renda e permanência do homem rural no seu meio.
“É uma emoção muito grande fazer parte desse momento na vida de cada um desses alunos. É gratificante conversar e entender a necessidade e a ansiedade de cada um em estar aqui hoje. Fico muito feliz de estar vivendo junto com vocês essa nova etapa de suas vidas, onde aprenderão a ler e desenvolver autonomia no dia a dia, como muitos me falaram, de poder ler um livro, um jornal. Isso enche meu coração de alegria. Desejo sucesso e muito aprendizado a todos”, relata emocionada a primeira-dama.