Processo de abertura de agência em Riozinho é tratado em reunião

Foto: Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)

Por Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)

Os diretores presidente, Rogério Grade, e administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Diego Cettolin, receberam os secretários municipais da Fazenda e da Administração, Antônio Carlos Colombo Júnior, e de Desenvolvimento Econômico de Riozinho, Carla Daiana Lindol Schonardie, na quinta-feira (24).

O ex-prefeito de Riozinho e ex-diretor administrativo da FGTAS, Antônio Carlos Colombo, e o assessor de gabinete da Prefeitura Municipal, Júlio Henrique Zolner, também acompanharam a reunião que tratou sobre o andamento do processo de abertura de Agência FGTAS/Sine no município.

As agências FGTAS/Sine prestam serviços gratuitos aos trabalhadores e empregadores. A intermediação de mão de obra é o principal serviço e possibilita, ao empregador, o encaminhamento de trabalhadores com perfil profissional compatível com as oportunidades de emprego abertas, a divulgação das vagas e a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades.

Ainda, as agências realizam o encaminhamento do seguro-desemprego, auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa, e desenvolvem ações do Programa Gaúcho de Artesanato. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.