Presídio de Taquara promove campeonato de futebol para apenados

A competição contou com sete equipes, que somaram um total de dez partidas, incluindo a repescagem Foto de Divulgação/Susepe

Por Susepe/Assessoria de Imprensa

O Presídio Estadual de Taquara (Petaq), com o apoio da Universal nos Presídios (UNP), promoveu, no último sábado (18), a primeira edição do “Socializa Futebol Clube”, campeonato para integração social das pessoas privadas de liberdade. Participaram 35 apenados do regime semiaberto.

A competição contou com sete equipes, que somaram um total de dez partidas, incluindo a repescagem. No final do torneio, o time campeão ganhou um troféu, enquanto o 2º e o 3º lugar ganharam medalhas.

Os demais apenados do estabelecimento prisional puderam assistir às partidas, que foram precedidas de um culto ministrado pela equipe da UNP. Todos receberam lanches e tiveram oportunidade de dialogar com os representantes da instituição. O evento aconteceu em um sábado, para contemplar aqueles que trabalham.

A diretora da unidade, Mara Pimentel, salienta que as práticas esportivas vêm para somar com as demais ações realizadas no presídio, como as atividades educativas e psicossociais acompanhadas pelo Conselho da Comunidade.

Dentre essas ações, destacam-se o “Programa L&R: Leitura e Remição”, realizado em parceria com o Poder Judiciário, com a Unisinos e com a Defensoria Pública do Estado; o curso de alfabetização para adultos, ministrado pelas voluntárias da Ação Solidária Adventista (ASA); e os cursos preparatórios para a liberdade e o mercado de trabalho, coordenados pela técnica psicóloga Kamêni Iung Rolim e realizados em parceria com o Projeto Chance, da Unisinos e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

“Todas as atividades realizadas na unidade visam promover um laço social mais saudável, facilitando a reintegração dos apenados na sociedade”, acrescentou a diretora do Petaq.

Foto: Susepe/Assessoria de Imprensa

A identidade visual do evento foi elaborada pela voluntária Ana Paula Lamb.