Presidente do Simers pede agilização na aplicação da terceira dose da vacina para médicos

Foto: Divulgação/Simers

Por assessoria do SIMERS

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Marcelo Matias, se reuniu com o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, em Brasília, na manhã da última quarta-feira, 29, e solicitou a agilização da terceira dose da vacina contra a Covid-19 aos profissionais da saúde gaúchos e disponibilizou a estrutura da entidade médica para a aplicação do imunizante aos médicos que manifestaram interesse neste reforço vacinal.

 

 

Com a concordância do ministro e, considerando o prazo técnico estipulado de seis meses após a aplicação da segunda dose, a entidade prevê que aplicação do imunizante possa ser feito em data próxima ao dia 5 de novembro de 2021, nas dependências do Simers. A entidade médica já havia recebido a afirmativa da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre para essa operação no prédio do Simers, na Capital, e já está estabelecendo os trâmites pertinentes para que os interessados façam o agendamento necessário.

O ministro concordou que é necessário reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha frente do combate à pandemia. Ele lembrou no encontro que o Ministério da Saúde ampliou para profissionais de saúde a vacinação com a dose de reforço contra a Covid-19, com a medida sendo definida em reunião na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI – Covid).

“A nova etapa da imunização deve ser realizada preferencialmente com a vacina da Pfizer. O grupo deverá receber a nova dose seis meses após o profissional ter completado o ciclo vacinal”, enfatizou Rodrigo Cruz. Ele lembrou que essa é a maior campanha de vacinação da história do Brasil: já são quase 230 milhões de doses aplicadas. Também participou da reunião no Ministério da Saúde, o deputado Federal Osmar Terra.