Presidência de Joir chega ao fim e vereador lista avanços obtidos

 Riozinho – Uma Câmara conectada com a comunidade e que proporcionou avanços na parte de infraestrutura e serviços ao município. Assim foi a presidência de Joir da Silva, do MDB, em 2021. Através de um mandato que deu ênfase à transparência, a Câmara de Riozinho voltou a ser um ambiente acessível aos cidadãos. Basta alguns cliques no celular/smartphone para saber tudo o que é analisado pelos vereadores e os projetos debatidos. “Quando eu assumi pensei na comunidade. Hoje a Câmara é outra e está conectada com a cidade. Me sinto muito contente por contribuir com os processos de transparência e será o legado que eu deixo como presidente”, pondera Joir.

Outro aspecto muito valorizado pelo presidente é a relação institucional entre a Câmara e a Prefeitura. “Foi um ano de conexão e parceria muito boa. Estabelecemos critérios para um bom trabalho e isso foi fundamental no decorrer de 2021”, destacou o presidente da Câmara.

“Eu sabia do desafio que enfrentaria”

 Jornal Repercussão – Foi um ano de grande parceria entre a Câmara e a Prefeitura?
 Joir – Uma interligação muito boa. O prefeito Marquinhos sempre enviou os projetos com antecedência e, desta forma, conseguimos conversar com os vereadores antecipadamente sobre os projetos. Foi uma parceria legal do Legislativo e Executivo. Não tivemos reprovação de nenhum projeto de autoria da Prefeitura.

 

 Jornal Repercussão – É um hábito os presidentes de Câmaras, com apoio dos vereadores, promoverem economia de recursos. Como vocês trabalharam com esse tema na Câmara de Riozinho?
 Joir – A Câmara foi muito sensível às carências do município. Conversamos com o prefeito Marquinhos e viabilizamos, através de recursos da Câmara, a possibilidade de Prefeitura investir na compra de um rolo compactador para contribuir na melhoria das estradas do nosso interior, via Secretaria de Obras. Também auxiliamos com um valor para contribuir com o conserto de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Mas, o projeto de maior impacto, com certeza, foi o que liberamos recursos da Câmara para a elaboração do projeto de engenharia do trecho da RS-239, que conecta Riozinho a Maquiné, via Barra do Ouro.

 

 Jornal Repercussão – Recursos federais, seja de tributos ou de transferências governamentais, são indispensáveis para que as prefeituras consigam manter serviços essenciais. Como foi a sua articulação com os deputados federais:
 Joir – O MDB e os deputados estaduais e federais nos auxiliaram muito. O Alceu Moreira é excepcional e nos dará uma verba de R$ 900 mil para a compra de uma escavadeira hidráulica, em 2022. Também através do Alceu que o Hospital de Riozinho contará com um aparelho de raio-x, através da liberação de R$ 150 mi. O Márcio Biolchi nos destinou recursos para a compra de uma retroescavadeira, que já teve os recursos empenhados. Isso tudo me deixa muito feliz. E tem o apoio fundamental ainda do deputado Gabriel Souza e do secretário Juvir Costella.

 

 Jornal Repercussão – Deixe uma mensagem final.
 Joir – Cumpri com meu propósito de presidente. Agradeço a todos os funcionários públicos, e agora, como vereador, vou continuar parceiro da comunidade.