Preocupação com o meio ambiente na Oktoberfest

A preocupação com o meio ambiente também é um assunto constantemente em pauta na Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), entidade organizadora da Oktoberfest de Igrejinha.
Através da Comissão de Meio Ambiente, ações são desenvolvidas para que a festa fortaleça ainda mais a sua marca de evento feito por voluntários que, além de tudo, preservam a natureza.
Pensando nisso, a comissão responsável por estas questões desenvolve diversas ações para minimizar impactos e auxiliar também na produção de materiais advindos de resíduos da festa.
Um dos exemplos é o recolhimento do óleo de cozinha. Jaqueline Ramos, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente, comenta sobre esse trabalho realizado durante a Oktoberfest. “Fazemos a reciclagem de todo o óleo usado na festa. Temos estatísticas de que uma gota de óleo num corpo hídrico contamina absurdamente, então existe uma obrigatoriedade de que todas as entidades que usam óleo precisam entregá-lo para nós. Isso vai para uma empresa com licenciamento ambiental e vira outras várias coisas”, explica.
Mesmo com a pandemia, a ação continuou sendo realizada quando aconteceu o Oktober em Casa, que marcou o período da festa, apesar das restrições da pandemia.
Conforme dados divulgados pela organização, em 2021 foram 110 litros recolhidos. Durante os cinco anos que o projeto é desenvolvido, o recolhimento aproximado de sete mil litros já foi contabilizado.
Outra ação de extrema importância é a separação dos copos plásticos através de recipientes espalhados pelo parque. Além dos latões que o público já está mais habituado a fazer uso, porta copos (como os da foto abaixo) são espalhados pelo parque para que os visitantes possam auxiliar os colaboradores da limpeza, descartando de forma correta os copos já utilizados. “É como se fosse uma coleta seletiva de copos dentro da Oktoberfest. E, claro, terão também os latões distribuídos pelo parque, mas tudo aquilo que a gente consegue captar por meio dos porta copos, já evita um trabalho a mais da equipe”, contextualiza a coordenadora da Comissão do Meio Ambiente.

Como acontece o trabalho?

Ainda sobre o recolhimento dos copos, Jaqueline é enfática: são componentes que podem ser reaproveitados para a produção de materiais sustentáveis. “Nós juntamos estes copos e eu levo eles para a central de resíduos do Sindicato das Indústrias de Igrejinha. Depois que juntamos os copos dos dois finais de semana, mando eles para a empresa Ambiente Verde e lá eles são misturados com outros materiais, que geram componentes para calçados, como palmilha, caixinhas de PVC, entre outros, porque aqueles copos, principalmente os transparentes, a gente consegue transformar eles 100%, não tem sobra”, pontuou Jaqueline.
Outro resultado de aproveitamento de materiais que pode ser encontrado no Parque de Eventos Almiro Grings são os recipientes para lixo em formato de caneco de chopp que foram produzidas a partir dos copos plásticos recicláveis. Tampas de garrafas e demais materiais PET, também são separados, sendo destinados da maneira correta.
Segundo a Amifest, nos últimos dois anos realizando o Oktober em Casa, a preocupação ambiental foi mantida com o recolhimento do óleo de cozinha. Com a retomada da festa em seu formato presencial, a comissão vai dar sequência ao desenvolvimento destas ações, reforçando o compromisso da organização com as questões envolvendo a preservação do meio ambiente.