Prefeitura trabalha para restabelecer importantes passagens em Igrejinha

Uma das cabeceiras da ponte do Centro vai precisar ser contida Foto: Lilian Moraes

Projeto pronto e empresa contratada. Ainda que dependa de uma diminuição do nível da água do Rio Paranhana, todos os processos burocráticos para o início da obra na ponte do Centro de Igrejinha, entre as ruas 1° de junho e Theobaldo Fleck, estão concluídos.

Conforme o prefeito Leandro Horlle (Progressistas), a chuva que atingiu a cidade no domingo (16) não alterou o parecer dos profissionais responsáveis pela intervenção, que deve iniciar – caso não ocorra mais nenhum episódio de chuva intensa – na próxima semana.

Horlle detalha ainda o trabalho que vai ser feito no local. “A primeira etapa compreende a reconstituição do pilar central que foi levado pela força da água no dia 2 de maio. Na segunda etapa, temos que conter uma das cabeceiras, que está cedendo. Então, a gente precisa fazer uma contenção emergencial ali daquele ponto”, explica.

A primeira fase da obra, segundo revela o prefeito, deve demandar aproximadamente R$ 400 mil para ser realizada.

Ponte interditada

Poucos dias após a enchente do dia 2 de maio, a prefeitura interditou a ponte, tanto para a circulação de pedestres como de veículos. Apesar dos avisos e pedidos já feitos pela Administração, a população insiste em utilizar a estrutura.
Enquanto a obra de reparos não inicia, a recomendação é de que os automóveis sigam até a ponte entre as ruas Alberto Edmundo Zwetsch e 7 de julho.
Já para pedestres, a passarela da Oktoberfest também é uma alternativa.

Recurso captado

Estrutura foi totalmente levada pela água Foto: Lilian Moraes

A passarela entre os bairros Figueira e Moinho também foi uma estrutura que sofreu com a força da água na enchente do início de maio. No entanto, o recurso para a construção de uma nova passagem já foi captado, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. No momento, o município trabalha na contratação da empresa para executar a obra.