Prefeitura trabalha intensamente para cumprir PMSB em Rolante

Termo para conclusão de obra foi assinado na sexta-feira (11) Foto: Lilian Moraes

Cumprir o que prevê o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) estabelecido na cidade, para atender às diretrizes do Marco Regulatório de Saneamento e melhor servir a comunidade rolantense. É assim que a administração trabalha constantemente em diversas frentes.
Conforme informações detalhadas pela Secretaria de Meio Ambiente do município, há quatro eixos que norteiam o trabalho desenvolvido na cidade: resíduos sólidos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e eixo drenagem urbana.
A respeito do primeiro eixo, a cidade esclarece que executa a coleta, triagem, transbordo e destino em aterro sanitário, dos resíduos sólidos domésticos da cidade, assim como realiza campanha permanente de recolhimento de alguns resíduos objeto da logística reversa.
Com relação ao abastecimento de água, o desenvolvimento de metas e programas estabelecidos é realizado em conjunto com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). “A possibilidade de o Governo Estadual privatizar a Corsan trouxe algumas incertezas que procuramos sempre acompanhar de perto para garantia da prestação do serviço adequado a comunidade”, destacou a Prefeitura.
Para o esgotamento sanitário, a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está pendente e é um assunto acompanhado de perto pelo prefeito Pedro Rippel e o Departamento de Engenharia, com alinhamento junto à Corsan e Agência Regulatória Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS).

Drenagem no município

Quanto à drenagem urbana, a Prefeitura revela que tem algumas lacunas a serem preenchidas. “Assim como em muitas cidades, normalmente não são empregados grandes investimentos nesta área, principalmente devido a não cobrança de taxa de arrecadação para este serviço (diferente do que acontece para os demais eixos), necessitando que obras nesta área sejam custeadas com recursos próprios, financiamentos ou recursos do Estado, ou da União”, salientou a administração.

Tratativas para concluir obra