Prefeitura investe em obras para pôr fim nos alagamentos em bairros de Parobé

Equipe da Prefeitura trabalhando na rua Pedro Prioli Foto: Melissa Costa

Parobé – Duas obras em andamento no município de Parobé resolverão problemas antigos dos moradores relacionados a alagamentos. Por muitos anos, a cada chuva forte e em dias seguidos, moradores das localidades Vila Jardim 3l e Colina do Leão enfrentavam alagamentos, com a chuva invadindo o pátio e até mesmo dentro de algumas residências.

 

Para tentar resolver estes problemas, estão ocorrendo duas obras de canalização, nas ruas Pedro Prioli dos Santos, na Vila Jardim 3l, e Araucária, no loteamento Colina do Leão. O secretário de Obras, Pedro Ferreira, conta que o objetivo da Administração é resolver por definitivo o problema dos moradores. No entanto, caso as obras em andamento não sejam suficientes para solucionar, novas intervenções serão feitas. “A Pedro Prioli dos Santos é uma via que sofre há mais de 20 anos com problemas de alagamentos. Acreditamos que, com essa rede, solucionaremos esse problema, mas, caso seja necessário, faremos novas intervenções para solucionar esse problema”. Nesta via, está sendo feita nova rede de drenagem e canalização pluvial. Para solucionar mais problemas de entupimentos na rede existente na Rua Araucária, estão sendo implantados 60 canos de 60cm e 25 canos de 40cm, além de duas caixas coletoras, que devem ajudar a dar vazão às águas das chuvas.

EQUIPE PRÓPRIA DA PREFEITURA

Nas duas intervenções, estão sendo investidos R$ 15 mil. O secretário conta que os trabalhos estão sendo feitos por uma equipe própria. “Sabemos da grande defasagem que existe na cidade, tanto na pavimentação como na rede de escoamento pluvial, foram muitos anos sem o devido investimento das Administrações passadas nestas áreas. Mas, com equipe própria da Secretaria de Obras e com investimentos próprios da Prefeitura, estamos procurando sanar os problemas mais urgentes e dar melhores condições para nossa comunidade”, disse Pedro.

Com a palavra, as moradoras

Eva Rodrigues, 72 anos, moradora de Parobé. “Moro na rua Pedro Prioli há cerca de quatro anos. Antes, residia em Canoas. Gosto muito daqui, mas em dias de chuva, ficamos receosas vendo a água entrar no pátio”.

Lurdes de Barros, 66 anos, moradora de Parobé. “Graças a Deus, a água ainda não chegou a entrar dentro de casa; só no pátio. Estamos felizes em ver essa obra saindo do papel, com certeza, ela vai nos ajudar muito”.

Lindamir Cruz, 68 anos, moradora de Parobé. “Ficamos felizes quando vimos a obra começando. Outro desejo dos moradores é que a rua receba asfalto, pois como está, muitas vezes tropeçamos nas pedras soltas”.