Prefeitura implantará a educação de jovens e adultos em Riozinho

Matrículas iniciaram terça e seguem até hoje, quinta-feira (Foto: Divulgação)

Riozinho – Mais uma importante conquista chega para marcar história em Riozinho. Após a inauguração da sede dos bombeiros voluntários e anúncio da criação da primeira inspetoria veterinária na cidade, agora a boa notícia vem da Secretaria de Educação: a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, as aulas, que começarão ainda neste mês de julho, ocorrerão de forma a distância, em EAD.

As matrículas dos alunos estão ocorrendo. Elas iniciaram na terça-feira e encerram nesta quinta-feira. O secretário de Educação, Gilnei dos Santos, conta que as aulas já iniciarão no dia 29 de julho. “Antes, naquela semana, ocorrerá uma aula inaugural presencial no ginásio com a equipe do Sesi. Neste dia, todos receberão orientações de como usar a plataforma e também para que mais dúvidas sejam esclarecidas”, explica o secretário.

A expectativa é de que haja mais de 100 pessoas matriculadas para os níveis médio e fundamental. “Chegamos a fazer uma pré-inscrição para saber qual seria a demanda e quantas pessoas teriam a vontade e interesse em concluir os estudos tanto do Ensino Médio como do Fundamental e me surpreendeu a quantidade de pessoas dispostas a voltar a estudar; estamos muito felizes com essa resposta da comunidade”.

Taquara e Santo Antônio da Patrulha eram os municípios mais próximos para os riozinhenses  

Os municípios mais próximos de Riozinho que ofertam a EJA são Taquara e Santo Antônio da Patrulha. A distância tem sido um grande empecilho para que moradores concluam os estudos. “A grande maioria não vai, o que me impressionou. Muitos nos relataram que se tiverem que percorrer esses trajetos, não conseguem, pois têm filhos, família, é longe e também há gastos. Com a possibilidade de fazer em EAD e tendo o assessoramento em Riozinho, se tornou uma opção viável e muitos estão nos agradecendo”, disse Gilnei. Para o futuro, o objetivo é ofertar a EJA também presencialmente. “Neste momento, essa parceria com o Sesi chega para suprir essa demanda e as aulas serão como está ocorrendo com os cursos acadêmicos. Logo mais, nosso objetivo é ter presencial na cidade”, pondera o secretário.

Evolução para a educação, diz secretário

Os planos da Secretaria de Educação vão ainda mais além. Para um futuro próximo, o objetivo é implantar um polo acadêmico. “Estamos em uma gestão nova e, desde início do ano, buscamos parceiros para projetos. A primeira parceria foi com a EJA através do Sesi. A gente também vai ter um polo acadêmico, de uma faculdade; é a vivencia acadêmica dentro de Riozinho. Isso em futuro próximo, em breve queremos isso também”, disse o secretário. Para quem estiver matriculado na EJA, vale ressaltar que o aluno não terá despesas. “O Sesi proporciona as aulas gratuitamente para industriários e dependentes. Para quem não se enquadrar, nós vamos ofertar uma bolsa de estudos. A Prefeitura fará a compra das vagas. E, como sempre digo, isso não é gasto, é investimento. Atualmente, estou secretário. No entanto, sou professor de carreira e meu objetivo é conseguir ofertar a maior quantidade de oportunidades para a comunidade, claro dentro das nossas possibilidades”.