Prefeitura encaminha criação do Centro de Capacitação Profissional de Parobé

Foto: Reprodução

 Parobé – Ampliar os horizontes profissionais dos cidadãos de baixa renda e conceder mão de obra qualificada para os setores da indústria, comércio e serviços integra um grande projeto da Prefeitura. Neste segundo semestre, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico colocará em execução o Programa Capacita Cidadão, que buscará qualificar trabalhadores nas áreas diagnosticadas com maior carência de profissionais.

Através de um Centro Municipal de Capacitação Profissional, a Prefeitura buscará amenizar as carências pontuais existentes em algumas áreas, conforme explica o secretário Tiago Vargas. “O processo de escolha dos cursos se deu através do contato que estabelecemos com alguns empresários destes setores, onde na oportunidade, nos foi apresentada algumas daquelas que são as principais demandas existentes no mercado local atualmente. Obviamente, reconhecemos que existem carências em outros setores, no entanto, precisamos estabelecer um ponto de partida, e acreditamos que estes primeiros cursos contribuirão para isso”, pondera Tiago.

A criação do programa nasceu de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social. “Inicialmente o projeto beneficiará exclusivamente os usuários dos nossos programas sociais. Porém, nossa meta é poder, em breve, expandir a oferta de cursos à toda comunidade parobeense”, projeta Tiago.

Cursos que serão ofertados

1. Curso de costura industrial

2. Curso de confecção moda pet

3. Curso de Instalação de Split

4. Curso de Cozinha Fast Food

5. Curso de produção de pizzas

6. Curso de panificação e confeitaria

7. Curso de montagem e preparação de elétrica residencial

Prazos a serem superados

Os convênios ainda estão em fase de estruturação jurídica e a expectativa é de que estes com as entidades parceiras na execução do Programa fiquem prontos até o fim de setembro. ” Atualmente, tanto o processo de conveniamento com as entidades parceiras, quanto a escolha e estruturação do local do Centro estão em andamento. Nossa intenção é superar ambas as etapas até o final do mês de setembro, para em outubro, inaugurar oficialmente o espaço e receber os primeiros alunos”, estima o secretário Tiago Vargas.
O Centro de Capacitação contará com cursos gratuitos à comunidade alvo do programa. Por uma limitação orçamentária, neste primeiro momento, a lista de opções de cursos segue o diagnóstico captado com os setores econômicos do município. As aulas serão presenciais seguindo os protocolos sanitários.

Parceria com o Senai/RS é destacada

Para proporcionar cursos que atendam a realidade do mercado e oferte conhecimento transformador aos inscritos, o município estabelecerá uma parceria com o Senai. “Nosso objetivo na sequência é agregar outras entidades e profissionais que possam contribuir com a iniciativa. Sobre o funcionamento, a princípio atenderemos de segunda a sexta-feira em horários pré-definidos. A escolha definitiva do local onde os cursos ocorrerão se dará nos próximos dias”, projeta Tiago.

Futuro do meio rural

Com menor participação econômica, o setor do meio rural também contará com cursos assim que possível. “Estamos pensando em oferecer cursos de Manejo de Cavalo, que é algo mais voltado ao universo da pecuária. Além desse segmento, estruturaremos algo voltado para o agronegócio. Ainda que de pequeno porte, contamos com a atividade agro no município e estamos atentos”, conclui Tiago.