Prefeitura efetua melhoria em sala de escola igrejinhense

Equipe está trabalhando na escola Foto: Fabio Machado

Igrejinha – Mesmo sem uma previsão exata para a volta presencial das aulas no município em decorrência da pandemia da Covid-19, a Administração igrejinhense está promovendo mais uma importante melhoria em um educandário da cidade.

Desta vez, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Carolina, localizada no bairro Saibreira I e que atende 104 alunos, está recebendo uma atenção especial da secretaria no sentido de efetuar uma obra de reestruturação em uma de suas salas de aula.

A equipe responsável pela obra iniciou a reforma nesta semana e está realizando a construção de um conjunto de banheiro adequado para a faixa etária que faz uso da sala e também está promovendo a adequação elétrica e hidrossanitária, além de uma pintura interna e externa do espaço.

De acordo com a secretaria de Educação, por conta do fato de a etapa da pré-escola da educação infantil ser atendida nos educandários de ensino fundamental, desde o ano passado, a Administração Municipal busca efetivar a reestruturação dos espaços escolares, com o objetivo de atender de forma mais qualificada essa etapa escolar.

Ainda conforme informado da pasta, a conclusão da intervenção está prevista para acontecer ainda em setembro e foram investidos R$ 24.800,00, recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Avaliação da secretária

A responsável pela secretaria de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, destaca a importância dessa reforma. “Essas adequações são extremamente importantes pois auxiliarão na garantia de uma aprendizagem mais qualificada, buscando desenvolver a autonomia destas crianças”, afirma Cristiane.

Melhorias semelhantes também foram encaminhadas na EMEI Professora Ida Maria Krupp, que contará com 24 novas vagas em 2021, possibilitadas pela construção de duas salas de aula e ainda terá o refeitório reformado, além do pátio reestruturado com a aquisição de uma nova pracinha.

Este ano, também receberam intervenções da secretaria, o CEMAE Aprender e o CEAAK. As EMEI’s, Vovô Ritter, Raio de Sol, Almiro Grings e Morada da Colina e as EMEF’s, Prefeito João Darcy Rheinheimer, Lajeadinho, Anita Garibaldi, Vila Nova, Bairro Moinho e Princesa Isabel.

Mais escola

Essa semana também marcou o início das obras no prédio abandonado, situado na Estrada da Serra Grande – próximo ao Residencial Erna Grings – e que irá abrigar uma nova escola de educação infantil na cidade. Segundo informado pela Prefeitura através do secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá, as intervenções iniciaram na sexta-feira (04).

Conforme adiantado recentemente pelo Grupo Repercussão, a obra no local irá atender toda a estrutura da edificação, que corresponde a 1100 m². “Será uma reforma em todo o espaço, tanto na parte elétrica, hidráulica, piso, paredes, telhado, estacionamento, área de lazer, tudo o que contempla uma escola”, detalha Corá. A obra será viabilizada com recursos do município e está orçada em aproximadamente R$ 950.000,00.

De acordo com a administração, a escola irá proporcionar aproximadamente 120 novas vagas na educação infantil para “uma localidade que cresceu muito e onde há bastante procura”, destaca a secretária Cristiane Martin.