Prefeitura divulga novos cursos de capacitação no Formar Igrejinha

Foto: Prefeitura de Igrejinha

Por Weslei Fillmann

O Formar Igrejinha, já contou com a participação de quase 300 moradores, que buscam se qualificar e obter novas oportunidades profissionais. Desde 2021 o programa está em um novo formato e, agora conta com novos cursos.

 

O secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Joel Wilhelm, falou que, “em visita às empresas de diversos segmentos, no início de 2021, nós notamos que precisávamos fazer a nossa parte nessa retomada da economia, capacitando pessoas em diversas áreas do município”. A partir disso, cursos profissionalizantes foram criados para sanar necessidades específicas de setores ou empresas parceiras.

Um dos exemplos é o setor de corte e costura têxtil, que vem se mostrando mais ativo na economia de Igrejinha, o que levou a Administração a criar dois cursos profissionalizantes nessas áreas. Essa foi a primeira modalidade de adequação no município.

Ainda em 2021, foi disponibilizado um curso de divulgação e venda de produtos e serviços através da internet, sendo voltado para os pequenos e grandes empreendedores. Devido a grande adesão, segundo Joel, foi criado um segundo estágio desse curso, que abriu as vagas de inscrições na segunda-feira, 28, com início de aulas previsto para o dia 11 de abril.

“Sem o emprego, as famílias acabam tendo a renda familiar comprometida. Quando a maioria da população está empregada, a cidade como um todo ganha, pois acaba movimentando outros segmentos. Todos precisam estar a todo vapor, para que cada um se auxilie. É nesse momento que o poder público surge, qualificando e oferecendo oportunidade para as pessoas”, destaca Joel.

Novos projetos profissionalizantes

Na última segunda-feira, 28, começou o curso de Técnicas e Atendimentos de Excelência, em parceria com o Sebrae. “Foi uma demanda do setor de comércio da RS-115. Como vão haver novos empreendimentos em breve, como o parque do Alles Blau, que vai ser implantado na sequência. […] Foram 11 pessoas inscritas (haviam mais vagas), o que simboliza que estamos em uma situação de pleno emprego, o que gera uma redução na busca pelos cursos em comparação ao ano passado (quando a economia estava sendo retomada)”.

A Escola do Sapateiro está sendo retomada. O curso vai ser dividido em 3 etapas; montagem de calçados, com 15 vagas; costura de calçados, com 23 vagas; e corte e preparação, com 23 vagas. Cada etapa terá 80 horas de duração. As aulas iniciam no dia 18 de abril e terminam em 25 de maio. As inscrições ocorrem no Sindicato da Indústria, a partir da segunda-feira, 4.

Números indicam expansão

Igrejinha entrou em 2022 com um saldo positivo de 1.100 empregos, de acordo com a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

Neste momento, todos os setores estão sendo atendidos. Ao longo do ano, a Prefeitura irá trabalhar em outros cursos, conforme demanda das empresas e indústrias do município.