Prefeitura de Taquara repassará auxílio para Associação Comunitária de Ilha Nova

Momento da perfuração do poço na localidade. Créditos: Cristiano Vargas

Por Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Prevendo auxiliar a Associação Comunitária de Ilha Nova localizada no Distrito de mesmo nome, no interior de Taquara, foi autorizado, pela Câmara Municipal de Vereadores ao Poder Executivo, conceder auxílio financeiro de até R$ 50 mil à Associação. O benefício, segundo a prefeita Sirlei Silveira, será utilizado para a conclusão da rede de distribuição de água e da construção e perfuração do poço artesiano, a fim de prover o abastecimento público de água para cerca de 34 famílias que residem na localidade.

 

“Este auxílio possibilitará a finalização das obras já iniciadas. Em novembro do ano passado, o Município repassou R$ 30 mil, que foram custeados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e o valor restante havia sido acordada que seria passado pela Prefeitura para que as famílias sejam beneficiadas, garantindo a elas o direito ao consumo de água potável e, o exercício desse direito, por muitas vezes, depende de ações dos governos municipal, estadual e federal”, salienta a prefeita.

 

Os valores para que estas ações sejam realizadas advém do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e de dotação orçamentária da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, dentro dos quesitos que abrangem Poços Artesianos e Redes de Distribuição de Água Comunitária.

 

“É muito gratificante poder ver a mobilização da comunidade na resolução de um problema que vem de longa data, principalmente quando passamos por uma situação como a vivenciada pela estiagem no ano de 2022, com prejuízo muito significativo tanto para o abastecimento da agropecuária quanto para o consumo humano. A construção de poços comunitários em comunidades com problema de abastecimento é de extrema importância, destaco e parabenizo todo o trabalho da equipe e a secretaria permanece auxiliando na questão do licenciamento para a operacionalização deste poço”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.