Por Prefeitura de Taquara
A Prefeitura de Taquara realizou, na manhã de terça-feira (15), um encontro com recicladores que utilizam veículos de tração animal. O evento ocorreu no Bairro Empresa, com ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, assim como da Diretoria de Trânsito. “Visamos construir uma cidade melhor para todos. Condutores, pedestres e animais têm direitos que devem ser preservados”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.
A diretora de Trânsito, Luciana Angeli, apresentou noções básicas de sinalização e direção defensiva. “Além de ensinarmos os condutores a circularem de forma adequada nas vias públicas, realizamos o emplacamento das carroças, que será muito importante para responsabilizarmos àqueles que não agirem conforme as normas de trânsito”, frisa. O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, também destacou o emplacamento, que facilitará a realização de denúncias relacionadas aos maus-tratos com animais.
“Buscamos conciliar o direito dos recicladores de garantir o seu sustento com os direitos dos animais e as leis que regem o bom andamento da vida em sociedade. A consciência social e ambiental devem andar juntas para o bem de todos”, salienta o secretário. O evento também contou com a participação do servidor municipal Éder Bernardes, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que coletou informações para o Cadastro Único. O veterinário Junior Jacometo também esteve presente, falando a respeito da saúde dos cavalos.
Participante da reunião trabalha como reciclador há 35 anos
O taquarense Márcio de Azevedo, de 44 anos, atua há três décadas e meia como reciclador. O recolhimento de materiais reutilizáveis é indispensável para a sobrevivência dele, de sua esposa e seus quatro filhos. “Esse encontro foi bom para nós e para a cidade. A maioria não sabia o significado das placas de trânsito. Foi muito importante ter vindo aqui hoje”, destacou o trabalhador que utiliza veículo de tração animal para o sustento de sua família.