Prefeitura de Taquara realiza ação em conjunto com as forças de segurança

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (28) uma ação em conjunto entre órgãos da Prefeitura de Taquara, Polícia Civil e Brigada Militar, com o objetivo de coibir atos de violência escolar próximo da escola CIEP Wilibardo Bernardo Samrsla, no Bairro Empresa. A iniciativa partiu de pais e responsáveis de alunos da unidade de ensino, preocupados com recentes casos de brigas e ameaças na saída das aulas no entorno da escola. Representando o Município, estiveram presentes as equipes da Defesa Civil, da Diretoria de Trânsito e do Conselho Tutelar.

 

A ação conjunta com as forças de segurança foi definida na semana passada, para evitar que ocorram casos de agressões físicas e ameaças ao final das aulas. “Foi uma ação muito importante porque contribui com a melhoria na segurança dos alunos, dos pais ou responsáveis, e da comunidade em geral no entorno da escola”, avalia a prefeita Sirlei Silveira.

Abordagens

Nos arredores do CIEP, foram realizadas abordagens policiais em pontos específicos, incluindo em dois bares. Em um deles, quatro homens com um carro de som ligado foram abordados, sendo dois menores de idade. Os agentes encontraram uma quantidade de maconha com um dos maiores de idade. De acordo com o delegado da Polícia Civil, José Marcos Falcão de Melo, esse homem relatou que a droga era para consumo próprio e que os menores não a usariam, e estavam com ele para tomar refrigerante – versão essa também confirmada pelos menores. O indivíduo foi conduzido à delegacia, e foi lavrado um termo circunstanciado por posse de substância entorpecente para consumo próprio.

Já os menores de idade abordados foram encaminhados aos integrantes do Conselho Tutelar, que os levou para casa. “Além disso, a equipe de agentes de segurança presente informou aos moradores sobre os motivos desta ação policial, que foi feita por causa da briga na escola. Nos colocamos à disposição da comunidade para que possamos receber informações, auxiliando o nosso trabalho”, explica o delegado.

Trabalho em conjunto

Desde a semana passada, o Município tem auxiliado na segurança da região, com as equipes da Defesa Civil e da Diretoria de Trânsito presentes na saída dos estudantes. Ao comentar sobre estas ações, a prefeita Sirlei ressalta que serão realizadas mais atividades com crianças e adolescentes junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, envolvendo ações esportivas, recreativas e oficinas no contraturno. “Este é um trabalho que também envolve as famílias, no monitoramento de seus filhos, ouvindo-os e orientando-os para que sigam o bom caminho e se protejam. Juntos conseguiremos promover a mudança necessária”, frisa.