Prefeitura de Taquara oferece capacitações para a rede municipal visando qualificar a alimentação escolar

Taquara – Preocupada em proporcionar condições que melhorem o rendimento escolar, além de incentivar a formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes da rede municipal de ensino, a prefeitura de Taquara oferece periodicamente cursos de capacitação às merendeiras e serventes do município, visando a constante qualificação na alimentação escolar. No último dia 24, as profissionais responsáveis pela merenda escolar participaram de uma palestra com a nutricionista Sandra dos Reis Pinho, profissional com mais de 30 anos de experiência em práticas de nutrição para estudantes.

     Formada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e com pós-graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Metodista de Educação (IMEC), Sandra tem passagens pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA) e como coordenadora e responsável técnica pela alimentação escolar da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

     Durante o evento organizado para as merendeiras e serventes de Taquara, a nutricionista elogiou muito a qualidade e quantidade dos alimentos naturais que são oferecidos aos alunos da rede municipal de ensino, boa parte deles adquiridos por meio de uma parceria com a Associação Taquarense de Agricultura Familiar (ATAF), destacando que o consumo de alimentos orgânicos é uma tendência cada vez maior na alimentação escolar, contribuindo com o incentivo de práticas de alimentação saudável em toda a comunidade e também com a geração de recursos no município.

     “O uso dos alimentos orgânicos na merenda escolar gera um ganho até para a economia do município, porque o agricultor que vende o seu produto vai ter dinheiro para gastar no município, ele não vai gastar fora. E os pais dos alunos que consomem uma alimentação mais saudável acabam querendo ter a mesma qualidade nutricional em casa, consumindo frutas e verduras sem agrotóxicos. E aí o agricultor venderá não apenas para a Secretaria de Educação, mas para toda a comunidade”, analisa Sandra.

     Segundo o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, outros pontos que têm sido trabalhado em todas as capacitações voltadas às merendeiras e serventes do município são as diversas formas de higiene e conservação dos alimentos utilizados na merenda escolar em Taquara.

     “Tão importante quanto a qualidade dos alimentos adquiridos pela Secretaria de Educação é a conservação deles para que mantenham suas propriedades nutritivas. Por isso, é fundamental que vocês sigam todas as orientações de higiene incluídas na nossa cartilha, distribuída em todas as escolas da rede municipal”, frisou o secretário Edmar.

     Durante o evento, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho lembrou ainda sobre a importância de todos os funcionários que fazem parte da comunidade escolar, como peças fundamentais de uma engrenagem, de um sistema que precisa funcionar perfeitamente.

     “Desde o primeiro mandato, nossa Administração passou a promover essas capacitações, antes oferecidas apenas aos diretores e professores, também as merendeiras e serventes da rede municipal. O nosso objetivo é fazer com que nossos filhos encontrem pessoas cada dia mais capacitadas para melhor atendê-los”, destacou o prefeito de Taquara.

     A palestra com Sandra dos Reis Pinho, que também incluiu a realização de dinâmicas de grupo, contou ainda com as presenças do presidente da ATAF, Jair Jaime Rohr, do presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Fernando Maciel, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara.

Foto: Cleusa Silva