Prefeitura de Taquara intermedia licenciamento de empreendedores junto ao Corpo de Bombeiros

Serviço é destinado para quem é MEI ou possui microempresa no Município Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara
Microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários de Taquara podem solicitar gratuitamente o pedido para obterem o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB). O serviço está sendo oferecido na Sala do Empreendedor, no Centro Administrativo Municipal, com o objetivo de facilitar ao contribuinte na tramitação para a implementação de seu negócio. “É uma forma de valorizarmos aqueles que estão iniciando um negócio em nosso Município, colaborando para o desenvolvimento da nossa economia. São profissionais capacitados e dispostos a atender as necessidades dos empreendedores”, conta a prefeita Sirlei Silveira.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo de Taquara, Alex Alves, o contribuinte pode ir até o setor de atendimento aos empreendedores do Município e solicitar pelo CLCB. Será a Administração Municipal quem fará a realização do serviço diretamente com a corporação. “A iniciativa é resultado de uma parceria estabelecida pelo Município com o Corpo de Bombeiros. É um auxílio ao empreendedor, porque facilita na contabilidade da empresa, gerando menos custos, e também por ser feito em um momento em que o negócio está em seu início, quando costuma ser o período economicamente mais difícil ao proprietário”, explica.
Rápido atendimento
Até o momento, quatro pessoas já conseguiram o seu Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros junto ao Município. A aposentada Maria Eva de Farias, de 84 anos, foi uma das que solicitaram pelo serviço na Sala do Empreendedor. Ela abriu um bar no Bairro Santa Teresinha, e ficou sabendo da novidade através de um amigo. “Fui muito bem atendida e a equipe foi muito empenhada, resolvendo minhas pendências rapidamente e de graça. Por isso, incentivo a outros empreendedores para que venham até aqui e também solicitem esse serviço”, celebra.
Alex lembra que para ser feito o pedido para o CLCB, é necessário que o proprietário seja MEI ou microempresário com selo da Junta Comercial, para que seja possível solicitar o serviço com isenção de taxa. “Além disso, a população também pode entrar em contato conosco para sanar dúvidas sobre o que precisam para fazer o seu encaminhamento”, completa. Mais informações sobre os pedidos deste certificado podem ser consultadas pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 216.
Outros serviços prestados
O diretor de Orçamento e Finanças, Rodrigo Petry, complementa que o pedido do certificado é uma das demandas que podem ser solicitadas na Sala do Empreendedor. No local, é possível que os contribuintes façam a emissão de alvarás de localização e sanitário; Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN), para quem é MEI; impressão de notas fiscais eletrônicas, entre outros serviços. “Estamos sempre à disposição para atender gratuitamente os empreendedores do Município da melhor forma”, frisa.
A Sala do Empreendedor está no segundo andar do Centro Administrativo Municipal, localizado no prédio da CICS, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.