Prefeitura de Taquara encaminha conclusão de obra em UBS no interior

UBS está localizada na parada 123, às margens da ERS-020 Fotos: Fatima Laiser

Taquara – Em breve a população da localidade de Santa Cruz da Concórdia, no interior de Taquara, contará com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Totalmente reformado, o prédio que abriga a repartição pública, recebeu a atenção da Administração, que promoveu a ampliação da estrutura, além de uma reforma em todo o prédio, que era antigo e possuía partes em madeira.

 

Situada às margens da ERS-020, a UBS oferece serviços de clínico geral, dentista, nutricionista uma vez por mês, atendimentos de enfermagem, coleta de exames de pré-câncer e realização de curativos.

 

Vanderlei Petry, secretário de Saúde de Taquara, exaltou a entrega da unidade e revelou que a Administração está feliz em concluir a obra.

 

“A importância é sempre a melhoria dos serviços que nós, enquanto Poder Público precisamos estar ofertando para a nossa comunidade”, destacou. “Agora estamos entregando a de Santa Cruz da Concórdia, que é um pleito antigo da comunidade e que esta Administração está conseguindo atender. Antes a situação era bastante precária no sentido da estrutura física e agora, então, tem todo um local novo para os atendimentos que costumam acontecer lá. Estamos bem contentes”, finalizou o secretário.

A data definitiva da entrega ainda não foi confirmada pela Administração.

Anúncio de novas UBS’s

Recentemente, o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, anunciou a abertura de três novas unidades básicas de saúde na cidade. De acordo com o chefe do Executivo, as UBS’s serão instaladas nos bairros Cruzeiro do Sul, Santa Rosa e no interior, na localidade de Entrepelado, afim de reforçar as medidas de prevenção em decorrência da pandemia do coronavírus.

De acordo com Vanderlei Petry, as adequações para as instalações dos bairros Santa Rosa e Entrepelado já estão avançadas e a previsão é de que as unidades estejam funcionando na primeira semana de outubro. No bairro Cruzeiro do Sul, questões burocráticas atrasaram o trabalho, porém, a ideia da Administração é colocar a unidade em funcionamento ainda na primeira quinzena de outubro.

Dificuldades com estrutura do prédio antigo

Segundo relatos de moradores, a infraestutura disponibilizada pelo antigo prédio da UBS de Santa Cruz da Concórdia acabava dificultando no acolhimento dos usuários dos serviços da unidade, pois se tratava de um prédio antigo e, em certos dias, ficava pequeno para o número de pessoas que atende. De acordo com o informado pela Secretaria de Saúde, a unidade realiza aproximadamente 800 atendimentos por mês entre todas as especialidades disponibilizadas na unidade.