Prefeitura de Taquara e Faccat assinam acordo para criação de uma Incubadora Tecnológica

Foto: Claucia Ferreira/Faccat

Novas realidades no mercado empresarial estão cada vez mais em alta, principalmente com o avanço da tecnologia que permite que novas formas de negócio sejam desenvolvidas.

 

Para garantir que as atuais empresas e também novos empreendedores estejam em consonância com essa realidade muitas cidades estão fortalecendo a capacitação especializada. Foi pensando nisso que as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Prefeitura de Taquara uniram forças e assinaram, no início de dezembro, o contrato da implantação de uma Incubadora Tecnológica na cidade. O principal objetivo é estimular, prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedor inovador, possibilitando que empresas, já constituídas ou que se pretenda constituir, iniciem o seu processo de inovação tecnológica. A sede da Incubadora Tecnológica será no campus da Faccat. As empresas participantes da iniciativa terão acesso aos laboratórios de informática, sala de reuniões, acesso à internet, equipamentos, além de terem serviços de consultorias nas áreas de tecnologia, contabilidade, gestão e administração, marketing e publicidade e jurídico.

“Ecossistema de inovação”

Para a prefeita Sirlei Silveira, a criação da Incubadora permitirá que a mão de obra formada pela Faccat seja aproveitada na cidade. “Taquara é uma cidade polo de educação e todos os profissionais formados aqui precisam buscar trabalho e investimento fora”, salienta. “A incubadora tecnológica será uma oportunidade para o aproveitamento desta mão de obra capacitada que temos e também fomentar um ecossistema de inovação, gerando conhecimento e desenvolvimento das empresas que já estão aqui e de outras que queiram investir em Taquara, servindo como atrativo para novos empreendimentos”, acrescenta.

“Incubar é plantar”

O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, comemora a criação da incubadora. “A Faccat há anos trabalha com inovação. A incubadora era necessária, inclusive, para mantermos a qualidade de ensino, que é reconhecida pelo MEC e conhecida por todos. Quanto mais investirmos em pesquisa e socializa-la, mas rapidamente estaremos desenvolvendo a região”, destaca. ” Incubar significa plantar. Algumas sementes florescem e crescem, outras não. Mas todas precisam de carinho, de proteção, que numa incubadora se faz através do acompanhamento de profissionais de diversas áreas. Este é um papel importante da Faccat”.