Prefeitura de Taquara diminui aluguéis e economia ultrapassa R$ 500 mil

Foto: Arquivo JR

Taquara – Pente fino na Gestão Pública e redução dos gastos que não apresentam tanta relevância em serviços ou como sede. Assim pode ser descrita a conduta adotada na Prefeitura de Taquara, que economiza em diferentes setores o dinheiro dos cofres públicos.

 

Em 2021, quando iniciou os trabalhos na Administração taquarense, a prefeita Sirlei Silveira prometeu: “Neste momento de aperto financeiro, precisamos encontrar meios de economizar os recursos para podermos, logo adiante, realizar investimentos em diferentes áreas”, referenciando o momento em que assumiu o Executivo de Taquara.

Iniciando o terceiro ano de mandato, a principal economia realizada pela Gestão foi a exclusão massiva com os contratos de aluguel. Não somente tratando de serviços, mas também na locação de espaços para o funcionamento de secretarias ou atendimentos na saúde, a atitude foi de realocação para pontos já pertences à Administração Pública. Recentemente, o 12º contrato de aluguel foi encerrado, desta vez reposicionando os serviços da Defesa Civil e Patrimônio.

Ações financeiras

Ainda em 2022, o Grupo Repercussão conversou com a prefeita e o, então, secretário Municipal de Orçamento e Finanças, Jefferson Müller, para conhecer outras ações de economia. Além da redução de aluguéis, foram apontados: redução de secretarias (13 para 11); extinção de déficits e busca pelo superávit orçamentário; quitação de dívidas de INSS e com o Regime Próprio de Previdência (RPPS); aprovação da Reforma da Previdência dos Servidores Municipais.

Defesa civil e SAMU em novo local

Com o fim do contrato de aluguel das salas onde funcionavam a Defesa Civil e Patrimônio em Taquara, as atividades, agora, seguem em funcionamento em um prédio anexo à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Outra ação prevista para as próximas semanas é o rompimento do contrato de aluguel na base do Samu. Com a mudança, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deverá funcionar no novo Complexo de Saúde, atualmente em obras no bairro Morro do Leôncio. Conforme a prefeita Sirlei, a redução nos gastos com aluguel superam meio milhão de reais.