Prefeitura de Taquara desmente compra de drone para “multar pedreiras”

Por Prefeitura de Taquara

Taquara – A Prefeitura de Taquara vem a público para desmentir que estaria adquirindo drone para “multar pedreiras” no interior do Município. A informação falsa começou a circular na última semana, sendo replicada de forma irresponsável em grupos de mensagens e redes sociais.

 

A Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal esclarece que está em processo de aquisição de um drone em razão de convênio firmado entre a Administração Municipal e o Poder Judiciário ainda em 2021, que irá custear o equipamento. O mesmo será utilizado para atender as demandas de trabalhos da Defesa Civil, com a finalidade de atualizar as áreas de risco da cidade, de deslizamento e inundação, quantificando as famílias sujeitas a estes riscos.

 

O equipamento também poderá ser utilizado pela Secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança, Mobilidade e Trânsito, especialmente para atualização da planta imobiliária e constatação de áreas públicas invadidas. “Em resumo, a aquisição irá melhorar em contextos gerais a forma como as informações são preparadas e transmitidas à população, permitindo que nossos profissionais levem ainda mais qualidade de informação com resultados elevados e propícios ao Município de Taquara”, destacou o secretário da pasta, Matheus Modler.

 

A Prefeitura de Taquara reforça que a compra nunca foi com o intuito de monitorar ou multar o trabalho de pedreiras. “Sequer há vínculo com o Meio Ambiente, pois foi adquirido como projeto de Defesa Civil e de Planejamento Urbano”, pontua Matheus. “Drone não é requisito para autuações. Se o Município fosse punir pedreiras sequer precisaria do drone. Mas, não é assim que nossa administração trabalha, nem são as autuações o caminho da regularização”, finalizou.