Prefeitura de Taquara assina termo de parceria para coleta de pilhas em escolas municipais

Secretária Carla e secretário Matheus assinaram o documento Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Prefeitura de Taquara, através das secretarias de Educação, Cultura e Esporte e de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, firmou na manhã desta quarta-feira (26), no gabinete da prefeita Sirlei Silveira, um termo de parceria para a instalação de pontos de coleta de pilhas em 21 escolas municipais que possuem ecopontos pedagógicos. A assinatura fez parte do “Café Com Atitude”, que discute iniciativas em prol do meio ambiente, e também integra a Semana Lixo Zero, de reflexão sobre o consumo consciente e a responsabilidade pelos resíduos produzidos.
O objetivo de implantar nas escolas pontos de logística reversa é possibilitar às comunidades escolares o descarte correto de pilhas. “Temos que cuidar dos resíduos para que não sejam descartados na natureza, gerando danos ao meio ambiente. Precisamos pensar em cidades sustentáveis, trabalhar a sensibilização das pessoas de que os materiais têm destino correto com locais de entrega voluntários”, destacou a idealizadora do Espaço Socioambiental Nara Mattos, a contadora Nara Mattos.
Para a prefeita Sirlei Silveira, o momento faz parte do trabalho feito em parceria com entidades e poder público. “Precisamos agir hoje para termos amanhã uma sociedade onde a produção de lixo seja zero ou mínimo”, comentou. A iniciativa tem o envolvimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVidas) das escolas, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commades), além da Cooperativa de Reciclagem e Limpeza de Taquara (Cooreli).
O termo foi assinado pelos secretários de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, e de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Carla Silveira. Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, e de Saúde, Mariane Farias da Silva; a diretora de Saúde, Simone do Amaral; o diretor de Desenvolvimento Social, Rafael Altenhofer; a coordenadora ambiental da Smece, Luciana Martins; a fiscal ambiental da Prefeitura de Taquara, Dione Gelinger; o presidente do Lions Clube Taquara, Alexandre Lencioni; o presidente da Cooreli, Alexandre Cândido; o presidente do Instituto Taquara Mais, Marcos Barão; e o comandante do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Taquara, sargento Getúlio Wild de Morais.