Prefeitura de Taquara anuncia encerramento de contrato com empresa terceirizada do serviço médico

Assunto foi motivo de reunião na sexta-feira passada Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Prefeitura de Taquara anunciou, nesta segunda-feira (9), que rompeu o contrato, ainda em julho, com a Gauchamed – Gestão de Saúde e Medicina Ltda em razão de divergências no pagamento pela terceirizada aos médicos que trabalham no Município. Segundo a Administração Municipal, foi autorizada toda transferência bancária dos valores em aberto para a conta cadastrada da empresa, de forma que resta quitado integralmente o contrato, não havendo saldo a ser executado, dando por encerrada a contratualização.

Na sexta-feira passada, dia 6, a prefeita Sirlei Silveira esteve reunida com secretários, vereadores, servidores de carreira e o diretor geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – Simers, Fábio Strauss, a fim de discutir a situação relativa ao contrato entre Taquara e a Gauchamed. Foram apresentadas alegações por parte dos médicos que prestam serviço à empresa de que os repasses não estão sendo honrados, embora os repasses de valores, por parte da Administração Pública, estejam devidamente em dia. Os relatos foram confirmados pelo doutor Fábio, que representou a categoria.

O secretário de Orçamento, Jefferson Allan Müller, confirma que todos os valores sempre foram pagos conforme o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa, de forma que os atrasos de pagamento aos médicos não têm relação com a Administração. Para a prefeita Sirlei, a situação era preocupante, pois poderia impactar no atendimento à população com uma possível paralisação por parte dos profissionais.

Nova empresa já iniciou os trabalhos

A nova empresa contratada para realizar o serviço é a Santé Saúde – S&S Serviços de Saúde SA. O início das atividades foi no dia 19 de julho. Conforme a Secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, serão prestados pela empresa atendimentos médicos clínico geral e pediátrico no Centro Covid, no Posto Central, na UBS Piazito, Unidade Móvel e nas Unidades Básicas de Saúde. “É importante frisar que não foi afetado o atendimento, não teve nenhuma intercorrência ou descontinuidade do trabalho na transição da prestadora de serviço”, ressalta Ana.

Presenças

Na reunião também estiveram presentes procurador jurídico do Município, Thiago Feltes Marques; assessor jurídico do Município, Cassiano Vladimir Ebert; secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues; médico Newton Ribeiro da Rosa; chefe de gabinete da Prefeitura de Taquara, Cristiano Vargas dos Santos; secretário de Orçamento de Taquara, Jefferson Allan Müller; assessor da presidência da Câmara de Vereadores de Taquara, Gilson Antônio Redin; vereadores Ahmad Musleh Hammad, Carmelinda da Fontoura, Douglas Mello, João Elias Rodrigues Camargo e Jorge Almeida; secretário de Administração, Régis Bento de Souza; e Técnica Contábil do Setor Financeiro do Município, Rejane Sabrina Möller Lehmkuhl.