Por Prefeitura de Taquara
A Prefeitura de Taquara abriu nesta quarta-feira (19) as inscrições para o Concurso Público destinado ao cargo de auditor fiscal da Receita Municipal. O Município disponibilizará três vagas para o respectivo cargo, além de cadastro reserva, com salário inicial de R$ 7.497,68, para a jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de agosto, e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação La Salle, responsável pela execução das provas, disponível em: www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
A íntegra do edital pode ser acessada no site da Prefeitura de Taquara, através do link: https://abre.ai/concursoauditorfiscal2023. A data prevista para a realização da prova será em 24 de setembro. “Este é o primeiro edital de Concurso Público que lançamos na nossa Administração Municipal. Estamos dando um importante passo na ampliação do quadro de servidores do Município, na expectativa para que tenhamos profissionais qualificados e aptos para desempenhar o serviço público da nossa cidade”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Segundo edital de Concurso Público será lançado em breve
De acordo com a secretária de Administração, Débora Costa, nos próximos dias, haverá o lançamento de um segundo edital para a realização de Concurso Público em Taquara, para cargos de quadro geral e do magistério municipal. O total de vagas disponíveis e os cargos serão anunciados em breve. “Ainda estamos finalizando os termos de como será este segundo Concurso Público. Assim que tivermos uma definição, informaremos a comunidade de como será a programação do certame”, afirma.
Busca por equilíbrio no fundo de previdência municipal
Através do Concurso Público, Débora comenta que a iniciativa é importante para garantir a saúde do fundo do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município, responsável pelo pagamento de pensões e aposentadorias aos servidores públicos concursados ou dependentes. “O fundo do RPPS é resultante da contribuição dos servidores municipais enquanto eles estiverem exercendo a profissão. E por meio de Concursos Públicos, é possível garantir que novos servidores comecem a trabalhar pelo Município, e contribuam mensalmente para fortalecer o RPPS”, explica.
Uma novidade para o segundo edital de Concurso Público em Taquara, é que haverá a realização de provas para professores para atuar na Educação Infantil do Município, o que não ocorria desde 2010. A secretária salienta que, desde então, os novos professores das Escolas Municipais de Educação Infantil são nomeados por contrato temporário, no qual a contribuição previdenciária se dá através do INSS, e não pelo RPPS.
Com os dois concursos públicos previstos para este ano, ainda não é possível prever quantas pessoas serão nomeadas. A expectativa é de que, ao final do prazo de nomeações – até dois anos após o lançamento do edital, prorrogáveis por mais dois anos –, seja possível a proporção de dois servidores ativos para cada servidor inativo. “No momento, a proporção está quase igual entre ativos e inativos. Por isso, para garantir que o RPPS tenha saldo suficiente para garantir o pagamento de aposentados e pensionistas, é necessário abrir novos editais para a contratação de novos concursados”, completa a secretária.