Prefeitura de Rolante também abre as portas para moradores apresentarem demandas

Prefeito Pedro Rippel. Foto: Edna Cardoso / Prefeitura de Rolante

Por Jauri Belmonte

ROLANTE – A exemplo do que trouxemos na última edição, quando abordamos três prefeituras do Vale do Paranhana, que abrem as suas portas para a comunidade, nesta edição falaremos de outras três que fazem um trabalho semelhante: Sapiranga e Campo Bom, no Vale do Sinos; e Rolante, no Paranhana.

 

Todas elas trazem consigo um objetivo comum: melhorar serviços essenciais para essas cidades, com a participação dos moradores, seja por meio de demandas específicas, sugestões ou críticas.

Em Sapiranga, desde o início da gestão, a prefeita Carina Nath (PP) tem o Gabinete de Portas Abertas. Todas as segundas-feiras, das 12h30 às 18h30, ela recebe moradores na Prefeitura (Av. João Corrêa, 793). Não há necessidade de retirar fichas, mas é necessário um cadastro. Já foram realizados 2.429 atendimentos.

Em Campo Bom, a exemplo do primeiro mandato, o prefeito Luciano Orsi (PDT) também abre a agenda para receber moradores por meio do Prefeito Contigo. Os atendimentos, no saguão do Centro Administrativo Municipal (Rua Carlos Cerino Feltes – C), ocorrem às quintas-feiras, a partir das 16 horas. As vagas são limitadas.

Já em Rolante, desde às 8h, quando o prefeito Pedro Rippel (Progressistas) chega ao gabinete da Prefeitura (Av. Getúlio Vargas, 110), a agenda fica aberta a moradores. Assim como há necessidade de retirada de fichas.

Diálogos e soluções
Em Sapiranga, um paciente acamado que necessitava de atendimento domiciliar não sabia que a prefeitura prestava esse serviço. Após ser atendido na prefeitura, encaminhou o atendimento médico e serviços de enfermagem domiciliar. Em Rolante e Campo Bom, por exemplo, os encontros desencadearam soluções de demandas cotidianas, como conserto de bueiros, limpeza de estradas na zona rural e soluções de débitos municipais por meio do Refis.

Prefeitos destacam relação mais próxima
“A ideia do Gabinete de Portas Abertas surgiu com o intuito de atender as demandas da comunidade, pedidos e esclarecimentos de dúvidas de maneira mais ágil. Acredito que esse contato seja fundamental”, frisa a prefeita de Sapiranga, Carina Nath.

“Ouvir a população é o que guia o meu trabalho, a criação do Prefeito Contigo atesta isso. Por meio da iniciativa, já resolvemos demandas, recebemos e acolhemos sugestões e críticas da comunidade”, explica Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom.

“As pessoas querem esse contato. E garanto que sem respostas elas não ficam. Não gostamos de deixar as coisas para depois. É só chegar no meu gabinete que será atendido. No lugar deles, é assim que eu gostaria de ser atendido”, garante Pedro Rippel, prefeito de Rolante.