Prefeitura de Rolante busca solução para restaurar ponte em Mascarada

Local onde ficava situada a passagem molhada na localidade de Mascarada, em Rolante Foto: Defesa Civil de Rolante

Rolante – Desde as intensas chuvas que atingiram o Estado no ano passado, os moradores da localidade de Mascarada, em Rolante, têm enfrentado as consequências do transbordamento do Rio dos Sinos. A passagem molhada que conecta a Rua Ivo Schenkel à Estrada do Chuvisqueiro foi completamente destruída pela força das águas. Desde então, moradores e turistas que buscam visitar a Cascata precisam encontrar rotas alternativas para chegar ao local.

Diante dessa situação recorrente, a administração municipal tem buscado uma solução definitiva. Duas opões estão em consideração: a reforma da passagem molhada nos moldes atuais ou a obtenção de recursos para a construção de uma ponte que una as duas vias. A construção de uma ponte fixa resolveria o problema de forma mais eficaz.

Visando essa melhoria, o Prefeito de Rolante, Pedro Rippel, acompanhado pelo deputado Joel Wilhelm, viajou a Brasília junto a outros prefeitos do Vale do Paranhana. Em uma reunião com o secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Barreiros, onde foram discutidos soluções para os prejuízos das enchentes.

Agora, aguarda-se a liberação dos recursos para dar início ao projeto que prevê a construção de uma ponte para substituir a passagem molhada, com um investimento estimado em R$ 2 milhões, a qual iria resolver os problemas atuais e prevenir danos futuros causados pelas chuvas.

Trecho do Rio dos Sinos onde ficava a passagem molhada
Foto: Defesa Civil de Rolante

Estamos sempre trabalhando

O prefeito Pedro Rippel comentou sobre o assunto, relembrando uma reunião que teve na Capital Federal.

Eu estive em Brasília, onde tratamos essa situação, assim como outras que temos na Defesa Civil encaminhada, onde eu sugeri ali, foi substituir aquela passagem molhada por uma ponte, que seria um projeto definitivo. Atualmente nós temos R$ 350 mil, para reformar o acesso, mas não seria a solução. Fizemos a solicitação de mais recursos para construir a ponte, acreditamos que em breve teremos uma resposta se vão liberar o valor ou vamos ter que usar o que temos para reformar a passagem molhada. Mas nós estamos trabalhando nesse assunto para resolver, e estou com fé que vai dar certo.

Por Kainã Bohn