Prefeitura de Riozinho inicia projeto de revitalização de avenidas do município

Placas sinalizando o início das obras já podem ser visualizadas pela avenida André Brambilla Foto: Divulgação/PMR

Seja nos centros urbanos ou em áreas rurais, o plantio de árvores é uma prática cada dia mais valorizada, principalmente pelos benefícios que proporciona ao meio ambiente.
Em Riozinho, essa ideia será executada dentro de um projeto de revitalização das avenidas centrais do município, que acontecerá através de um levantamento da situação das vias. Serão contabilizados os equipamentos públicos, como lixeiras e postes, além das árvores existentes, sendo verificadas suas atuais condições, assim como uma possível manutenção ou retirada delas.
Pensado pelo arquiteto Cássio Wilborn e a bióloga Keli Fernanda Pires da Silva, o projeto está sendo desenvolvido com o objetivo de melhorar o ambiente da cidade,tendo como resultado ruas e avenidas com uma melhor distribuição de lixeiras e postes de iluminação, além de uma melhor distribuição de árvores ao longo do centro do município. “Acredita-se que o resultado será uma cidade mais confortável e funcional, pois além de embelezar o município, as árvores apresentam papel importante tanto no controle do clima como em benefícios para a saúde humana”, reforça Wilborn.
Conforme o arquiteto, em primeiro momento o projeto será desenvolvido nas avenidas André Brambilla e Guerino Pandolfo.

Aspectos destacados por arquiteto reafirmam importância do projeto

Wilborn também ressalta que com a execução do projeto e uma melhor distribuição de lixeiras, a iniciativa poderá “auxiliar os usuários a realizarem o descarte correto do lixo, evitando dejetos ao longo das vias”, disse.
Além disso, o arquiteto pontua o papel das luminárias dentro do contexto da revitalização. “Também são importantes para enaltecer a vida noturna da cidade, tornando a mesma mais segura e agradável para aqueles que quiserem ou precisarem circular durante a noite”, explica.
O trecho a ser revitalizado possui 1800 metros e ainda será realizado um estudo de viabilidade financeira para escolher as espécies das mudas que serão adquiridas para o plantio.

Projeção mostra como a revitalização foi pensada

Arborização será executada nos 1.800 metros de extensão das avenidas André Brambilla e Guerino Pandolfo que atravessam o município Foto: Projeção/Prefeitura de Riozinho