Prefeitura de Riozinho desenvolve projeto de controle de inseto

Foto: Prefeitura de Riozinho/Divulgação

Riozinho – Através da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, que tem como responsável o secretário Cledio Petry (Mamuty), a Prefeitura de Riozinho está desenvolvendo um Projeto de Controle da População dos Simulídeos (Borrachudos).

Por meio deste projeto de gestão, manejo e controle de simulídeos, busca-se reduzir a incidência do inseto no município, restabelecendo a qualidade de vida das comunidades atingidas pelo seu ataque. A elaboração e execução deste projeto motivam-se pela incidência de simulídeos (borrachudos) no município e pela necessidade de garantir saúde pública e qualidade de vida para os moradores, visto que pessoas mais sensíveis e/ou portadoras de determinadas doenças acabam apresentando lesões com edema e coceira no local da picada.

O método de controle biológico contará com uma equipe que aplicará o larvicida biológico, que tem como base uma bactéria Bacillus thuringiensis var. israelenses (BTI), nos arroios e afluentes onde for detectado a presença do inseto.  O controle acontece através da redução da população de larvas, que se alimentam dessa bactéria, que causa a degradação do intestino do inseto e posteriormente o seu extermínio.
Desta forma, não há aumento da população de insetos, reduzindo o problema ocasionado pela picada da fêmea do inseto adulto.