Prefeitura de Parobé e Faccat firmam parceria; incubadora tecnológica promete novos negócios

Nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico | Foto: Alan da Veiga

Por Weslei Fillmann

Uma incubadora tecnológica vai ser instalada na nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Parobé. A pasta vai passar a funcionar em um novo prédio próximo da Prefeitura, que foi locado recentemente. São cerca de 400m² onde a secretaria e a incubadora vão funcionar, paralelamente. O objetivo, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Vargas, é colocar a incubadora no dia-a-dia da secretaria, melhorando o ambiente e o fluxo de trabalho.

 

Ainda neste mês, um documento oficializando o convênio com a Faccat deve ser assinado. A partir disso, a ação deve ser publicada de maneira oficial, abrindo um prazo para as empresas da cidade se inscreverem. As ideias devem ser apresentadas para a Prefeitura, que junto com a Faccat fará o estudo e acolhimento dos projetos que passarem por alguns critérios técnicos. No mínimo, segundo Tiago, seis empresas devem ser aceitas neste início da incubadora.

Tiago destaca a ideia por traz da vinda da incubadora para Parobé. “Desde que a gestão assumiu, já estávamos buscando essa proximidade com a Faccat para a instalação de uma incubadora no município. Nós vimos o movimento nas outras cidades (Taquara e Igrejinha). Tivemos uma reunião com o Delmar Backes (diretor-geral da Faccat) e o Dorneles Fagundes (vice-diretor de Extensão e Assuntos Comunitários) pelo projeto da incubadora e iniciamos as tratativas pela instalação. Foi uma iniciativa bilateral, tanto da Prefeitura quanto da Faccat”.

“Investidores anjo” vão ser buscados pela Prefeitura e Faccat

Com o fortalecimento das empresas que estiverem na incubadora (principalmente startups, que são empresas iniciais com ideias inovadoras), vai haver uma segunda etapa destinada a busca por “investidores anjo”. São pessoas físicas que investem do seu capital em empresas com alto potencial de crescimento. Após cerca de um ano de acompanhamento e amadurecimento das ideias, tanto a Administração quanto a Faccat vão iniciar essa busca por investidores, para alavancar os projetos.

Na incubadora, vão ser seis espaços iguais, de 12m² ou 16m² cada, disponibilizados para as empresas. Uma sala de reuniões também vai ser montada para as orientações da Faccat e palestras de outras entidades, como o Sebrae.

Organizadores comentam

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “É uma grande conquista, que alavanca iniciativas em andamento na cidade, promovendo a atração e criação de empresas. Nossa ideia é promover o desenvolvimento econômico e social, ofertando emprego e renda para nosso povo”.

Delmar Backes, diretor-geral da Faccat. “A Faccat está trabalhando para ter uma incubadora em cada um dos principais municípios da região. Em um projeto pós-incubadora, o objetivo é criar um centro regional para atender esses novos empreendimentos”.

Tiago Vargas, secretário de Desenvolvimento Econômico de Parobé. “As empresas vão passar por serviços de consultoria, como marketing, contabilidade, jurídico e gestão. Todo o funcionamento no espaço é gratuito para as empresas”.