Prefeitura de Parobé adquire vibroacabadora de asfalto

Equipamento funciona sendo rebocado por um caminhão, espalhando e nivelando o asfalto. Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – O parque de máquinas da Prefeitura de Parobé recebeu um novo equipamento na última semana para reforçar e qualificar o trabalho de pavimentações asfálticas na cidade. Na quinta-feira, dia 1º, a Secretaria de Obras ganhou uma vibroacabadora de asfalto. O equipamento foi adquirido com verba própria da Prefeitura, no valor de R$ 134 mil, e será utilizado para nivelamento e acabamentos.

 

“Com ela, o acabamento fica 100% e evita o trabalho braçal. Ela faz o serviço de dez homens”, diz o secretário responsável pela pasta, Luiz Hennemann. Como exemplos da melhoria que o equipamento proporciona, Hennemann cita os asfaltamentos feitos recentemente na entrada do Residencial Azaleia e na rua Hulda Olwailler, no bairro Cohab. Hennemann observa que a vibroacabadora utilizada nestes locais estava em posse da secretaria de forma temporária, “para fazer testes e ver se aprovava. E realmente aprovou”, resume. “Essa máquina espalha o asfalto e uma placa móvel faz a compactação. Ela faz esse acabamento em até 3,6 metros, sendo rebocada por um caminhão”, explica.

 

Além do aumento na qualidade, a durabilidade também é ponto positivo. Conforme o secretário, dependendo das condições da rua, em 40 anos o asfalto não se deteriora.

Equipamento pode ser utilizado para acabamentos em asfalto quente ou frio

Além disso, o secretário exemplifica a capacidade de operação da máquina: “Em 30 minutos, dá pra descarregar 13 toneladas de asfalto. Se for com asfalto quente, dá um acabamento 100%”, enfatiza. Hennemann esclarece que a aplicação do asfalto quente e frio é a mesma, dizendo que “quando aplicar o frio, a rua tem que ficar fechada por um tempo de até 24 horas. Com o quente, fica fechado de duas a três horas e já está liberado.”

Antes da vibroacabadora, o material era espalhado com uma patrola e o nivelamento feito manualmente. “Com essa aqui, se coloca quatro o cinco centímetros de asfalto e vai embora. Antes, para espalhar, precisava de uma patrola e dez homens e não ficava um serviço bom. Com essa (máquina) aqui, em meia hora fica pronto”, comenta o funcionário da Secretaria de Obras responsável por operar o equipamento.

Via certa

A inauguração do equipamento novo foi nesta terça-feira, dia 6, em uma aplicação de asfalto na rua Santa Cristina, entre os bairros Guarani e Alexandria. As pavimentações e melhorias em passeios públicos realizados no município são parte do projeto Via Certa, um dos eixos do programa Parobé Pra Frente, que irá proporcionar mais de 6 quilômetros de pavimentação em toda cidade, com investimentos de R$ 2 milhões de recursos próprios.