Prefeitura de Igrejinha trabalha para iniciar reestruturação do Monte da Fé

Corpo de engenheiros do município constatou que a estrutura danificada não poderia ser aproveitada Foto: Divulgação

Mesmo sem empresa ganhadora no primeiro processo licitatório aberto para a reconstrução da estrutura danificada do Monte da Fé, a Prefeitura de Igrejinha mantém o trabalho para agilizar o início das obras no local.

Segundo informações detalhadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, um novo edital foi publicado, porém, de maneira separada. “Agora é um para a cruz e outro para a obra estrutural. São duas obras separadas. Uma que contempla a estrutura, a parte abaixo do solo. A outra para construir a parte da cruz, a estrutura metálica”, conta o secretário Jeferson Corá.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, destaca a relevância do ponto em um contexto turístico local e salienta o esforço da administração para deixar a estrutura à disposição da população e de turistas. “Sabemos da importância que o Monte da Fé tem para nossa comunidade e por isso estamos nos empenhando para que este símbolo tão característico do município possa ser reestruturado o quanto antes”, afirma.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o primeiro processo abriu na sexta-feira (17) e o  outro abre no 2 de março.  Agora, o município aguarda que empresas manifestem interesse em executar as obras, para que ambas possam iniciar.

Prefeito deixa claro

Horlle reforça que tudo que envolve a obra no local tem sido feito respeitando todos os processos licitatórios necessários e todas as possibilidades de melhoria estão sendo consideradas. “É um projeto novo, que trará à cruz uma estrutura mais resistente e moderna”, garante o prefeito.
O novo projeto prevê um sistema de proteção contra descarga atmosférica e nova iluminação.

Obras, inauguração e queda

O investimento para a revitalização do Monte foi R$ 550 mil. Esse valor foi aplicado em diversas melhorias, incluindo um mirante, banheiros, escadaria, bancos para lazer, iluminação e também na rua de acesso ao ponto turístico, com a pavimentação com blocos de concreto no trecho final da subida.
Após as obras, o local foi entregue a comunidade no dia 12 de outubro de 2022, através de uma cerimônia de inauguração que contou com a presença de inúmeras autoridades locais e comunidade.
Quinze dias depois, entre a noite de 26 e madrugada do dia 27 de outubro, uma ventania atingiu a cidade e causou estragos, inclusive, na cruz e em parte da estrutura já revitalizada.
O ponto turístico segue fechado para visitação enquanto o monumento não for totalmente reestruturado.