Prefeitura de Igrejinha se dedica para a ampliação do Hospital Bom Pastor

Foto: Fabio Machado

Igrejinha –  A demanda por tratamentos de saúde é um dos desafios da administração pública e em Igrejinha o objetivo é poder ampliar a disponibilidade de serviços para a população.

 

O Hospital Bom Pastor é referência estadual para procedimentos odontológicos para pessoas com deficiência, o serviço odontológico para PCDs realiza mais de 30 consultas e 30 procedimentos mensais e é referência regional pelo SUS. “Nós hoje temos a referência no para 89 municípios, principalmente na área de pessoas com deficiência, aquelas pessoas que precisam de um tratamento odontológico e que não conseguem fazer os procedimentos sem uma anestesia geral, estamos ampliando essa referência também na questão de oftalmologia”, explica o secretário de Saúde Vinicio Wallauer.
O objetivo é poder ampliar a estrutura física do hospital e assim também poder aumentar a quantidade de atendimentos e especialidades. No início de novembro o deputado federal Marcelo Brum destinou mais de R$ 500 mil em emendas para o Hospital Bom Pastor e, durante a vista ao local, o secretário Vinício e o prefeito Leandro Horlle falaram sobre o desejo dessa ampliação. O deputado então conseguiu um encontro do Executivo, em Brasília, com a ministra da Cidadania Damares Alves que é engajada na causa dos PCDs e se comprometeu em ajudar a articular os recursos.

Fase atual é a da busca de recursos e parcerias

O projeto inicial da ampliação já está sendo pensado. “É um sonho que a gente tem, sabemos que ainda faltam alguns passos pra isso. Temos que buscar recursos do governo federal, temos que buscar recursos no governo do estado, valor pra construção. O projeto todo desse hospital de referência fica em torno de 35 milhões, mas sempre temos que começar por alguma coisa”, comenta o secretário Vinicio.
O município está empenhado por esse projeto e deve disponibilizar a área para construção como declara o prefeito Leandro Horlle .”Nós começamos a pedir recursos pra essa obra de ampliação e o município vai ser parceiro sim, na disponibilização de um imóvel que fica ao lado do Hospital Bom Pastor. O município já está conversando com o proprietário desse imóvel pra fazer a aquisição e paralelo a isso nós também somos parceiros na mobilização política e administrativa que será necessária para a obtenção desses recursos, porque se trata de um projeto amplo”, salienta.