Mais do que fazer parte da festa como Administração da cidade, em 2023 a Prefeitura repassou um recurso de R$ 170 mil para a Associação da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e se tornou patrocinadora do evento. Viabilizado através de um edital de financiamento cultural, o valor foi destinado para a execução de melhorias necessárias no parque.
O diretor da comissão de infraestrutura da Amifest, Daniel Wilbert, explica o que foi realizado com o recurso. “Fizemos uma reforma no pórtico principal, tanto a parte de madeira quanto alguns ajustes de telha e pintura. Também desenvolvemos a redistribuição elétrica da rede de energia interna do parque, porque antes tínhamos uma subestação e, a partir desse ano, vamos ter três. Esse foi um serviço bem complexo pensado pelo pessoal. Cobrimos ainda uma parte de um deck do Bier Platz com policarbonato e também foram pintados os pisos dos pavilhões do Kerb, do Bier Platz, da praça de alimentação e do Essen Platz”, detalha o diretor.
Após o evento, Wilbert revela que, ainda com o valor, um muro de divisa vai ser levantado atrás do Bier Platz, resolvendo um problema que existe no local.
O diretor da comissão ressalta que as adequações realizadas não são restritas a festa, pois poderão ser aproveitadas depois da Oktoberfest, o que deixa ainda mais evidente a importância deste elo entre a Amifest e a prefeitura, visto que o parque é utilizado durante o ano todo para as mais diversas atividades e eventos.
Leandro Horlle fala sobre a destinação do recurso
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, comenta sobre o repasse. “Entendemos como muito necessário receber todos os participantes da festa com as condições de segurança necessárias e também em um ambiente propício e adequado para a realização de um evento tão grande, que traz tantas implicações e, principalmente, tantos resultados positivos, não somente para Igrejinha, mas também para todo o Vale do Paranhana”, destaca. “Seja na distribuição de resultados, diretamente pela própria entidade, ou pela recepção de inúmeros visitantes e turistas que fazem com que a economia da cidade e setores como o comércio e gastronomia em geral, por exemplo, recebam esse volume alto e significativo de recursos, o que acaba fomentando todos os segmentos econômicos de Igrejinha”, conclui Horlle.