Prefeitura de Igrejinha pretende instalar UBS no prédio do INSS

Prédio foi construído pelo órgão federal, mas nunca foi utilizado Foto: Lilian Moraes/JR

Faltam poucos detalhes, mas depois de anos de tratativas, Igrejinha conseguiu chegar a um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o prédio construído pelo órgão federal na cidade vai se tornar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

De acordo com o prefeito Leandro Horlle, o diálogo sobre o assunto com o INSS começou em 2021, mas o plano é mais antigo e maior. “A ideia é destinar este prédio exclusivamente para o Desenvolvimento Econômico. Atualmente, ele já recebe a incubadora, o local onde a gente faz as formações dos cursos de corte e costura, mas ainda tem algumas coisas que estão dentro dele, que precisam ser realocadas, para que a gente consiga atingir a totalidade da área deste prédio para o desenvolvimento, uma delas é a UBS”, cita Hörlle.

Após diversas visitas em Brasília, contando também com a contribuição e presença do deputado estadual Joel Wilhelm (PP), o chefe do Executivo igrejinhense revela em que fase está a negociação. “Agora é mais uma parte burocrática. Houve o acordo na questão do valor. A novidade é que na última visita que fiz, concordamos e oficializamos esse valor de compra em R$ 1.153.087,00. Agora, estamos aguardando os trâmites burocráticos de assinatura de documentação. A previsão é de que aconteça em março. Depois disso, vamos realizar alguns ajustes pontuais na estrutura e, ainda neste ano, pretendemos fazer a mudança da unidade para o prédio novo”, destaca o prefeito.

A estrutura feita para a agência do INSS nunca foi utilizada e está fechada há pelo menos dois anos, segundo Horlle.

Para melhor atender as questões de saúde

Seguindo uma premissa de padronização das unidades básicas de saúde do município, a realocação da UBS do Bom Pastor deve contribuir para um melhor atendimento da comunidade, visto que vai ser exclusivamente utilizada para os serviços. “Com certeza, o Bom Pastor sai daquele atual local onde ele está e passa aqui para o prédio da agência do INSS, que não foi originalmente construído para ser um posto de saúde, mas conta com consultório, espaços que atendem as necessidades de atendimento que o município tem que ter. Então, o que vamos fazer agora é ajustar um pouco a estrutura, mas a parte principal está ali”, pontua o prefeito.

Serra Grande nos planos

O prefeito de Igrejinha conta, ainda, que é uma vontade da Administração construir uma nova unidade na localidade da Serra Grande, ainda que não tenha nada concretizado. “Lá tem uma estrutura muito pequena. Acanhada. Já temos uma área próxima, às margens do asfalto. Mas isso estamos trabalhando ainda. Falta a unidade de lá para completarmos a padronização das UBSs”, comenta Leandro.