Prefeitura de Igrejinha inicia curso de libras para funcionários

Aula inaugural aconteceu na quinta-feira, 14 Foto: Lilian Moraes

Igrejinha segue investindo na qualificação dos atendimentos e nas condições de acessibilidade e inclusão aos cidadãos nos serviços públicos.
Depois de implementar o sistema “VLibras” no site oficial da cidade e no sistema de atendimento da Ouvidora-geral, possibilitando a tradução dos textos do site em Libras e oportunizando acessibilidade para além dos recursos já oferecidos (como a alteração do tamanho das fontes e a cor das páginas), Igrejinha deu mais um passo no que diz respeito ao processo de integração da comunidade surda que faz uso dos serviços oferecidos pela Prefeitura.
Para facilitar a comunicação e proporcionar um atendimento mais digno aos surdos, foram iniciadas na noite de quinta-feira, 14, as aulas do curso sobre a Língua Brasileira de Sinais para funcionários concursados.
Realizada em parceria com a escola de idiomas Right Way, a qualificação tem duração de sete meses e conta com a participação voluntária de dez funcionários vinculados às secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Finanças, que estão divididos em duas turmas.
Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha, comenta sobre o curso, que faz parte do “Projeto Libras na Administração” e enaltece a importância da difusão da língua para uma melhor comunicação. “É uma iniciativa que já pensávamos há bastante tempo, porque entendemos que é de suma importância que todos os cidadãos possam ser atendidos da melhor forma e com igualdade de condições”, explica o prefeito de Igrejinha. “Dentro desta e outras iniciativas, a comunicação é importantíssima, porque permite aos cidadãos que possam usufruir dos serviços públicos na sua plenitude”, finaliza.

Efetiva inclusão dos públicos na sociedade

Envolvidos comentam a iniciativa

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha. “Entendemos que é de suma importância que todos os cidadãos possam ser atendidos da melhor forma e com igualdade de condições”.

Joãozinho Lopes, vice-prefeito. “O curso de libras é o primeiro passo para que possamos garantir o direito dos cidadãos e, em breve, novas conquistas e investimentos virão”.

Tatiane Sperb, diretora da Right Way. “Muito feliz em poder fechar essa parceria com a Prefeitura, podendo, então, contribuir com a inclusão do surdo com o curso de libras “.