Prefeitura de Igrejinha abre licitação para exploração de serviços de táxi no município

Recentemente a Prefeitura de Igrejinha abriu uma licitação com o intuito de preencher vagas de táxi que acabaram ficando disponíveis em decorrência da aposentadoria de alguns prestadores deste serviço.
Até as 15h desta segunda-feira, serão recebidos, na sala de licitações da Prefeitura, os documentos dos interessados em realizar o transporte. O edital em questão é para quatro pontos: nº 02: Rua da República, esquina com a Avenida Pres. Castelo Branco, denominado “Rodoviária” com direiro a uma vaga. Nº 03: Rua Gen. Ernesto Dornelles, esquina com a Rua João Correa, junto à Praça Dona Luisa, denominado “Praça”, com permissão de uma vaga para veículo adaptado para o transporte de passageiros com limitações motoras. O nº 09, da Avenida Pres. Tancredo de Almeida Neves, próximo ao nº 5.600, junto ao Alles Blau para uma vaga e outra vaga no ponto nº 11, da Rua Professora Luiza Regina Vedovatto Araújo, n° 101, Bairro Lajeadinho. Para todos, o período de vida útil dos veículos de aluguel (táxi) está fixado em cinco anos, contados da data de sua fabricação.

Foto: Matheus de Oliveira

LEI MUNICIPAL REGE DETERMINADO NÚMERO DE TÁXI POR HABITANTE

De acordo com a lei de Nº 4.435, aprovada em 2012, a cidade de Igrejinha precisa ter 1 veículo prestador deste serviço a cada 1500 habitantes, além de pelo menos um deles, ser adaptados para passageiros com limitações motoras. “Art. 3º O número de táxis, em operação licenciada pelo Município, não poderá exceder a proporção de 01 (um) veículo para cada 1.500 (um mil e quinhentos) habitantes, verificados conforme último censo disponibilizado pelo IBGE, devendo, pelo menos, um dos veículos licenciados ser adaptado para o transporte de passageiros com limitações motoras. (NR) (redação estabelecida pelo art. 1º da Lei Municipal nº 5.123, de 24.07.2018)”. Atualmente, o município conta com 31.660 habitantes (segundo dados levantados pelo censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Acessibilidade

Advogado faz
esclarecimentos
importantes

O Repercussão Paranhana conversou com o diretor de licitações da Prefeitura, Anderson de Araújo, afim de esclarecer dúvidas a respeito dessa concessão. Araújo comenta que a adesão de participação não tem custo para o interessado, entretanto, o concorrente precisará cumprir as normas descritas no edital de número 045/2019, além de entregar todos os documentos solicitados no mesmo. O candidato passará por duas fases de seleção: de habilitação e de pontuação. Depois de avaliados os documentos, os concorrentes passarão por um processo de pontuação, que avaliará os seguintes critérios: Ter maior tempo no exercício da profissão de motorista. Possuir a menor renda. Possuir veículo com fabricação mais recente, dando prioridade aos nacionais. Ter menor pontuação por infrações de trânsito nos últimos 5 anos. Possuir cursos de direção defensiva e ser morador mais antigo de Igrejinha.